21/08/2012

Câmara promove sessão solene pelos 25 anos da Exército de Salvação

No dia 06 de setembro de 2012, às 19hs, a Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro promove uma sessão solene para homenagear a Igreja Evangélica Exército de Salvação pelos 25 anos de atuação no município. O símbolo maior deste trabalho é a Creche Recanto de Alegria, administrada pelo órgão que atende crianças (principalmente) dos bairros Porto e Nossa Senhora do Carmo. A iniciativa é do vereador Agnaldo Francisco Honório (PV). História da Creche Em 1997, foi detectada a necessidade de uma creche no bairro Porto, possibilitando às mães carentes, complementarem a renda da família dispondo de um lugar adequado para deixar seus filhos no horário de expediente. Para esse fim, foi adquirido um terreno de 360 m². Três anos depois, a área total construída era de 249 m² e o prédio já estava todo mobiliado. Em 2001, iniciaram as atividades da Creche com berçário e maternal. No ano seguinte, começou a expansão da entidade que passou, em 2003, a denominação de Centro de Educação Infantil Recanto de Alegria que atualmente atende 80 (oitenta) crianças. Em 2007, houve uma mudança na direção da creche: Major Lúcia Margrit Erni foi transferida para outra cidade e substituída na direção por Major Salvador R. Ferreira (e esposa Capitã Esther Benoitt Ferreira). Além de receber repasses variados de Prefeitura e outros programas foram e são oferecidos cursos de tecelagem, música e atendimentos de odontologia, psicologia, nutrição e encaminhamentos médicos. O Exército em Carmo O Exército de Salvação foi fundado na região leste da cidade de Londres, em 1865 pelo pastor metodista William Booth, e sua esposa Catherine Booth. Originalmente, Booth nomeu a organização "Missão Cristã do Leste de Londres", mas em 1878 a reorganizou, dando-lhe um caráter militar e a chamando "Exército de Salvação" (The Salvation Army). No ano de 1987, o casal Manoel e Floripes Bezerra (carmelitana), ambos aposentados e membros do Exército de Salvação em São Paulo, chegam ao Carmo viver após a aposentadoria. Aqui percebem as necessidades da comunidade local iniciaram um trabalho de visitação a cadeia local, asilo, distribuição de cestas básicas, visitas a pessoas enfermas. Em 07 de setembro de 1987 foi iniciada (oficialmente) a Avançada (Congregação) de Carmo do Rio Claro que, alguns anos mais tarde, viria a se tornar o Corpo (Igreja) de Carmo do Rio Claro dirigida pelos então Sargentos Manoel e Floripes Bezerra. No ano de 1997, por questões de saúde da esposa, o já Subtenente Manoel, precisou afastar-se da direção do trabalho do Exército de Salvação, sendo seguido pela Capitã Lúcia Erni, missionária recém chegada da Suíça. Atualmente, o Exército de Salvação é considerado a principal instituição de Social dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, atuando em cerca de 124 paises e ministrando o Evangelho Integral em cerca de 175 idiomas, ficando atrás apenas da Cruz Vermelha Internacional.