08/04/2021

Carmo está aplicando 2ª dose e aguarda mais imunizantes para voltar a aplicar 1ª dose

covid-19

As vereadoras Najara Ávila e Sueli das Graças de Melo (Lili das margaridas) estiveram no Departamento de Saúde na tarde dessa quarta-feira, 07. Elas foram buscar informações sobre o processo de vacinação contra a covid-19 na cidade.

Vereadoras na Secretaria de Saúde

Em conversa com a secretária-adjunta de saúde e coordenadora da atenção básica, Flávia Queiroz Vilela, as vereadoras questionaram a liberação de declarações para pessoas que ainda não vão receber a vacina. Flávia explicou que havia a previsão da chegada de doses para vacinar a faixa etária de 65 a 69 anos. Para evitar aglomeração nos ESF, essas pessoas poderiam pegar suas declarações quando julgassem mais fácil. No entanto, como o número de doses enviadas ainda não cobre esse grupo por completo, a entrega de declarações está suspensa.

A vereadora Najara disse que a entrega da declaração com antecedência estaria confundindo os pacientes. Relatou que presenciou, em um único momento, cerca de oito idosos procurando o posto de vacinação sem poder receber a vacina. A secretaria de saúde disse que os agentes de saúde estão preparados para orientar a todos na hora que recebem o comprovante. No entanto, pede que, em caso de dúvidas, que as pessoas liguem no ESF que atende o seu bairro.

De acordo com o site da Prefeitura, o município recebeu 1080 doses na terça-feira (06). Dessas, 1050 são para segunda dose de idosos entre 70 e 79 anos e para segunda dose de trabalhadores da saúde. Para primeira imunização, vieram apenas 20 doses em que 19 serão destinadas a idosos acamados e uma para a força de segurança, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. As outras 10 unidades ainda estão aguardando orientação da Regional de Saúde para aplicação.