23/03/2021

Vereadores aprovam semana destinada à formação por meio da cultura e da paz

Vereadora Najara

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 010/2021 que institui a Semana Municipal da Cultura e da Paz. De autoria da vereadora Najara Ávila, o projeto busca a criação de um espaço que estimule o desenvolvimento da formação humana como um todo e da paz por meio da cultura.

Assim, a terceira semana do mês de julho foi escolhida para abrigar esse período que deverá contar com atividades que resgatem os diversos aspectos da cultura local e regional. Podem ser realizadas palestras, seminários, atividades religiosas, artísticas ou esportivas que sejam capazes de proporcionar a confraternização e a conscientização do cidadão. “O objetivo do projeto é a gente trabalhar, potencializar a cultura que traz conhecimento e uma riqueza sem igual para a sociedade”, explica a vereadora Najara.

O texto do projeto define a adoção da bandeira da paz e da cultura como símbolo da realização da semana no município e ela deverá ser hasteada em prédios públicos e privados ligados à cultura e a promoção da paz. A bandeira é branca e o círculo vermelho com três esferas vermelhas dentro, como destacou a vereadora, foram descritos por Nicholas K. Roerich como a síntese de todas as artes, de todas as ciências e de todas as religiões dentro do círculo da cultura.

A semana também deve servir para avaliar o plano municipal de cultura e discutir novas metas e ações para serem implantadas no município, e para homenagear cidadãos, pessoas jurídicas ou entidades que tenham realizado trabalhos expressivos em favor da promoção da cultura e da paz na cidade.