12/03/2021

Projeto aprovado visa estruturação do turismo carmelitano

Planejamento

A Câmara aprovou o Projeto de Lei 001/2021 que institui a Semana Municipal do Turismo. O autor é o vereador Wilber Pitol Moura e o texto teve apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A intenção e utilizar essa semana na promoção de debates sobre o desenvolvimento do setor na cidade, avaliando o plano de ação executado e criando novas ações para o desenvolvimento da atividade.

Vereador Wilber Moura

O vereador Wilber Pitol destacou que, durante a semana, serão feitos diagnósticos e o planejamento das atividades que serão implementadas no meio rural e urbano. “Com essa semana do turismo, a gente sempre vai estar avaliando o ano anterior, vendo quais ações foram executadas dentro do plano municipal de turismo, quais ações nós queremos implementar no próximo ano”. Disse que é importante iniciar esse trabalho de avaliação para que, no pós-pandemia, a cidade esteja preparada para estimular a vinda de turistas.

O vereador apresentou uma emenda ao PL a pedido do Comtur. O texto inicial previa a realização dos debates, palestras e eventos afins na semana do dia 27 de setembro, dia mundial do turismo. Com a emenda, o Comtur está autorizado a mudar a data, caso julgue necessário.

O Projeto de Lei 011/2021 também salienta a necessidade de se agregar valor aos produtos e serviços locais, resgatar e promover o patrimônio cultural e artístico da comunidade e a divulgação dessas das atividades turísticas tanto para os turistas quanto para os munícipes.