03/03/2021

Vereadores solicitam informações sobre combate de barbeiros

Doença de chagas

O presidente Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista) e o vereador João dos Reis Vilela (João do Tiãozão) fizeram um requerimento solicitando informações sobre o combate do barbeiro nos bairros rurais do município. O inseto, transmissor da doença de chagas, tem voltado a aparecer e os vereadores acreditam ser necessário adotar medidas para conter a proliferação.

Eles contaram que, no bairro da Mata, na Vilelândia, uma moradora encontrou um barbeiro morto na cozinha de sua residência. O presidente Marcos do Joaquim Batista disse que, nesta quarta-feira (03), um agente da Vigilância Sanitária esteve no local para averiguar a situação. Ele destacou que essas ações são muito relevantes para combater o barbeiro e a doença de chagas. É muito importante esse programa da Vigilância. Eu lembro que a última vez, parece que faz sete anos que não vem fazendo essas visitas nos domicílios”.

O vereador João Tiãozão lembrou que, em 2019, no Bairro Monte Sião, foram encontrados mais de 100 barbeiros em um paiol. O vereador contou que sua mãe faleceu com a doença de chagas e destacou a importância de cuidar para que o inseto não prolifere. “A zona rural precisa desse olhar diferente, mesmo hoje com as casas mais novas”.

Indicações

Os vereadores reforçaram o pedido para que as antenas repetidoras sejam instaladas nos bairros rurais, beneficiando assim os moradores que ainda não recebem sinal adequado para comunicação. E sugeriram que sejam adquiridos uma retro cavadeira hidráulica e um rolo compactador para serem utilizados na manutenção e obras tanto na zona rural quanto na zona urbana.