11/02/2021

Câmara aprova a instituição do Programa Parlamento Jovem

Parceria Assembleia Legislativa

Os vereadores aprovaram a instituição do projeto Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro. O Projeto de Resolução nº 004/2021 é de autoria do presidente Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista) e dos vereadores Lucas Carielo, Carlos Antônio Ferreira (Carlinhos da Padaria) e Najara Ávila.

O PL institui e estrutura o Parlamento Jovem no âmbito da Câmara Municipal que se inscreveu neste ano para participar como parceira do Parlamento Jovem Minas, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É voltado para estudantes do ensino médio, de 16 a 18 anos, de das escolas públicas e privadas do município, e tem como finalidade despertar nos jovens a consciência da cidadania aliada à

Vereadora Najara Ávila

responsabilidade com seu meio social e sua comunidade. “Aborda vários temas que eu acho que traz para o adolescente mais consciência, mais responsabilidade, mais consciência política, então acho que nosso município só tem a ganhar”, disse a vereadora Najara Ávila.

A participação no Programa Parlamento Jovem está condicionada à prévia inscrição das escolas junto a Câmara por meio do termo de adesão. Ao se inscrever, os candidatos deverão escolher um partido entre os 19 partidos temáticos, como Partido da Cidadania ou Partido da Segurança Pública. Serão nove estudantes integrando o Parlamento Jovem por um ano, quando se encerra uma legislatura e iniciasse a preparação para a próxima.

Vereador Lucas Carielo

De acordo com o vereador Lucas Carielo, os projetos dos parlamentares jovens que mais se destacarem tem a chance de serem apresentados em reunião realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, servindo inclusive de iniciativa para o projeto ser votado na ALMG. “Eu acho que vai ser uma conquista muito grande pra Carmo do Rio Claro do ponto de vista político, principalmente na formação de cidadãos”, disse o vereador.

Presidente Marcos do Joaquim Batista

A Câmara carmelitana já mantém, desde 2013, o projeto Câmara Mirim, de autoria do atual presidente, Marcos do Joaquim Batista. Ele tem o mesmo propósito, mas trabalha com alunos do ensino fundamental. Além de trabalhar a cidadania e responsabilidade social com os estudantes, a eleição de 2020 contou com a participação efetiva de uma ex-vereadora mirim. “Na eleição passada, a gente teve uma vereadora, uma candidata, a uma vaga aqui na Casa, fruto daquele projeto que é a Melissa Melo”, comemorou o presidente Marcos do Joaquim Batista.

Vereador Carlinhos da Padaria também é autor do projeto