10/02/2021

Câmara aprova mudanças na lei que cria a Medalha de Honra Poder Legislativo

Mais homenageados

O presidente da Câmara Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista) e o vereador Lucas Carielo foram autores do Projeto de Lei 007/2021 aprovado na sessão ordinária desta semana. Ele altera a Lei nº 2.134/2010 que cria a Medalha de Honra Poder Legislativo Carmelitano. A aprovação modifica a lei em dois pontos.

Presidente Marcos do Joaquim Batista

O primeiro aumenta o rol de possíveis homenageados incluindo pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento do município a partir da agropecuária, da área empresarial ou política. Antes, os homenageados eram pessoas que prestam serviço em defesa da criança, adolescente, idoso, mulher, meio ambiente, portadores de necessidades intelectuais e múltiplas, direitos do estudante e na prestação de serviços voluntários e ou evangelizadores. Os vereadores destacaram a importância dessas novas categorias para a evolução da cidade “Olhando a lei, ela não agraciava o produtor rural, e a gente que o agronegócio hoje é o combustível do nosso país, e também o setor empresarial, que cria vagas de emprego. E a política bem-feita e bem desenvolvida é, como diz o Papa, a maior forma de caridade”, disse o presidente Marcos do Joaquim Batista.

Vereador Lucas Carielo

A outra mudança aumenta o número de pessoas que receberão a Medalha de Honra Poder Legislativo Carmelitano por ano. A lei anterior homenageava apenas uma pessoa. Com o novo texto, passam a ser três homenageados. “A gente teve uma situação em que a Câmara queria homenagear mais de uma pessoa no ano, que enquadrava no perfil da lei, infelizmente não pode receber”, explica o vereador Lucas Carielo.

A honraria é conferida a pessoas vivas e residentes no município de Carmo do Rio Claro.