22/09/2020

Câmara aprova mandato de dois anos para a Mesa Diretora

Primeira deliberação

Os vereadores aprovaram, em primeira deliberação, uma alteração no Regimento Interno da Câmara que estende o mandato da Mesa Diretora para dois anos. Nesta legislatura, a Mesa Diretora da Câmara foi trocada anualmente, mas os vereadores concordam que a mudança trará melhor gestão administrativa e institucional ao Poder Legislativo.

O projeto de Resolução nº 015/2019 defende que não há restrição jurídica quanto à mudança, pois a questão é de caráter regimental. E apresenta que a maioria das Câmaras Municipais adota o mandato de dois anos, sendo seus efeitos positivos.

Os vereadores destacaram que um mandato maior facilita o planejamento administrativo a médio e longo prazo, além de trazer economia e agilidade, pois toda mudança vem acompanhada de diversos procedimentos que devem ser adotados para validação da nova Mesa.

O mandato de dois anos, se aprovado em segunda deliberação, passa a valer para a Legislatura 2021/2024 que tomará posse em 1º de janeiro. A Mesa Diretora é composta por presidente, vice-presidente, 1º secretário (a) e 2º secretário (a).