23/07/2020

Vereador propõe proibição de bloqueio de usuários em canais oficiais

1ª deliberação

A Câmara aprovou o Projeto de Lei 028/2020 do vereador Filipe Carielo. Ele proíbe o bloqueio de usuários dos canais oficiais do município nas redes sociais. O texto foi aprovado em primeira deliberação e tem objetivo de evitar o bloqueio de cidadãos usuários das redes sociais de internet nos canais oficiais dos poderes Executivo e Legislativo.

“A comunicação oficial da Prefeitura e da Câmara tem que ser de livre acesso à população. Tem que estar liberada para a população poder comentar se concorda, se não concorda; poder compartilhar, poder apresentar algum tipo de reação. O que eu estou defendendo com esse projeto que apresentei é uma democracia, democratizar o setor de comunicação”, disse Filipe Carielo.

O vereador defende que todos têm direito a livre manifestação, respeitando os limites da lei. Caso esse limite seja ultrapassado, caberia ao departamento jurídico de cada órgão tomar as devidas providências.

O vereador Filipe Carielo disse que já recebeu reclamações de pessoas que foram bloqueadas pelas redes sociais da Prefeitura, estando ele mesmo impossibilitado de responder comentários. Nas redes oficiais da Câmara Municipal esses procedimentos nunca foram adotados, havendo sempre respeito à participação dos munícipes.