02/07/2020

Projetos de vereador valorizam atuação de carmelitanos

Logradouro e utilidade pública

A Câmara aprovou dois projetos de autoria do vereador João Paulo Castro Ferreira esta semana. Eles reconhecem a contribuição de carmelitanos para a história da cidade por meio da proposição de nome para logradouro e concessão de título de utilidade pública.

O Projeto de Lei 024/2020 trata da denominação de logradouro público. Ele nomeia Travessa Dona Ceci Jacob o beco da Avenida José Evaristo Santana, localizado entre os números 248 e 260. Além de homenagear a família da senhora Iraci Jacob Ferreira, carmelitana e filha de imigrantes libaneses, resolve um problema estrutural. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) aguarda o registro de um nome para fazer uma ligação no local. Vai atender uma ligação da Copasa e é uma homenagem, mesmo que singela, extremamente merecida a Dona Ceci, esposa do Tãozinho, pai do Coró, do Dinho da Maxiagri. São pessoas de bem, pessoas que contribuíram muito com a origem imigrante para o crescimento de Carmo do Rio Claro”, disse João Paulo.

Ceci, como era conhecida na cidade, nasceu em 17 de novembro de 1923 e sempre morou em Carmo do Rio Claro. Em fevereiro de 1945, casou-se com Sebastião Ferreira, o Tãozinho, com quem teve 12 filhos. No ano de 1980, recebeu do Grêmio Esportivo Carmelitano o Título de Mãe do Ano. Foi voluntária na Apae e no Lar Nossa Senhora do Carmo. Faleceu no dia 11 de novembro de 2011, uma semana antes de completar 88 anos.

Clube dos XXX

O Projeto de Lei 025/2020 declara de Utilidade Pública a Associação Esportiva de Futebol Clube dos XXX (AEFCXXX). A associação desenvolve a prática do futebol de campo amador e outras modalidades esportivas, promovendo ações educativas de lazer, esporte e cultura para a população.

Foi fundada em 15 de setembro de 2001 e, desde então, segue desenvolvendo a integração da comunidade e incentivando a prática esportiva. “É uma entidade extremamente séria, extremamente comprometida com o entretenimento, o esporte amador, o lazer do cidadão carmelitano. A partir do momento da aprovação desse projeto, eu creio que nós possamos fazer justiça e liberá-los para que possam buscar junto ao ente municipal, e posteriormente aos entes federativos estadual e nacional, recursos para que seja provida a sua subsistência e para o exercício final das suas atividades”, justifica João Paulo.

O projeto foi aprovado por unanimidade e os vereadores elogiaram a atuação dos membros do Clube dos Trinta em prol da cidade.