14/05/2020

Vereador cobra que Prefeitura faça plano de manutenção para frota

E identificação

O vereador Filipe Carielo esteve nesta quarta-feira (13) no almoxarifado municipal. A visita se fez necessária para verificar as condições de manutenção dos atuais veículos e buscar garantir que a Prefeitura adote um Plano de Manutenção Contínuo antes da chegada dos novos caminhões adquiridos pelo município. O objetivo é evitar que os novos veículos virem “sucata” antes do tempo.

Caminhão no almoxarifado

O vereador esteve no que chamou de “cemitério de veículos”, um espaço com carros de diversos anos e modelos inutilizados. Destacou que muitos acabam descartados por ficarem tempo demais aguardando troca de peças e o período parado acaba provocando outros estragos. Essa rotina, de acordo com Carielo, faz com que veículos praticamente novos sejam vendidos em leilões por um preço muito baixo. Esta é a segunda vez que o vereador fiscaliza o espaço, tendo estado no almoxarifado em outubro de 2018. Desde então, cobra da administração que tome providências para garantir a manutenção frequente de toda a frota.

Na visita de ontem, o vereador encontrou uma máquina parada por falta de vidro e uma patrol sem funcionar por falta de peças. “O que a gente defende é que a Prefeitura faça um Plano de Manutenção Contínuo desse maquinário para que os novos veículos adquiridos não venham para cá [cemitério de veículos] com pouco tempo de uso e depois sejam leiloados, como já aconteceu, a preço de sucata”.

Filipe Carielo destaca que não é contra a compra de caminhões e maquinário, mas que não concorda com a realização de financiamentos para adquiri-los. Também disse que é contra a falta de cuidado que vem sendo praticada pela Prefeitura.

O vereador também lamentou o fato da imprensa ter sido proibida de entrar no almoxarifado. No entanto, ele acessou o espaço e fez as imagens necessárias para a fiscalização.

Falta de identificação

Sem identificação

Durante a visita e em outros locais da cidade, o vereador Filipe Carielo observou que a Prefeitura não está cumprindo a Lei nº 1.606/2002 que determina a identificação dos veículos municipais, incluindo maquinário pesado. Disse que mesmo veículos antigos não estão conforme a legislação.

O vereador Filipe Carielo defende que a identificação é uma questão de transparência, assim como a instalação de GPS, possibilitando que todos saibam a localização da frota.