05/03/2020

Projeto incentiva a criação de horto florestal na cidade

Aterro sanitário

Os vereadores aprovaram projeto que avaliza a construção de um horto florestal municipal. De autoria de Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador) e Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) o Projeto de Lei 006/2020, além de incentivar a produção de mudas, pode ajudar a aumentar a vida útil do aterro sanitário da cidade.

De cunho autorizativo, o projeto propõe que o horto seja utilizado também como uma maneira de aproveitar o material orgânico tratado pela Copasa que hoje é despejado no aterro sanitário do município. Esses resíduos podem ser manejados e utilizados como adubo para fertilizar a produção. “O município tem essa condição, tem o chorume do lixo que é jogado lá no aterro, referente ao esgoto da Copasa. Se for tratado, pode ser usado nesse horto florestal. Será de grande utilidade para o município e principalmente aos produtores rurais”, explica o vereador Juliano Pão de Queijo. O projeto prevê que as espécies produzidas sejam destinadas principalmente à arborização de logradouros e reflorestamento de mata ciliar e nascentes.

O PL sugere ainda que seja criado um fundo municipal para custear as despesas e gerir os recursos advindos de convênios que podem ser firmados com instituições públicas e privadas. Os vereadores disseram que a ideia foi sugerida por pessoas que assistem as transmissões das reuniões pela internet e, como pode beneficiar muito a cidade, decidiram apresentá-lo e ver se o Executivo aceita promover esse empreendimento.