20/02/2020

Vereadores aprovam projeto para recapeamento de ruas

Veto derrubado

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 007/2020, enviado pela prefeitura, que abre crédito para realizar o recapeamento de 11 ruas do município. O valor de R$923.160,63, advindo do Pré-sal, será empregado na primeira etapa do projeto de recapeamento da cidade. De acordo com a Prefeitura, nesta primeira fase, serão investidos ainda R$1.465.000,00.

Serão recapeadas as ruas Dr. Bias Fortes, Rua Getúlio Vargas, Rua Umbelina Cândida, Praça Professor Jairo Reis, Rua Conselheiro Mayrink, Rua Gabriel Santana, Rua Maria Lúcia de Carvalho, Rua Geraldo Martins Costa, Av. José Evaristo Santana e rotatória, Rua Capitão Pedro Tito Pereira e Rua Capitão João Evaristo.

De acordo com o engenheiro da prefeitura, a Rua Antônio Jacinto Ferreira e a Rua São Vicente são objetos de dois convênios firmados com o Ministério de Desenvolvimento Regional, antigo Ministério das Cidades, advindos de emendas parlamentares destinadas pelos deputados Dâmina Pereira e Rodrigo Pacheco.

Disse que as obras já foram licitadas e que o dinheiro de uma das emendas já está em conta, esperando apenas passar o período de chuvas para iniciar a pavimentação. A outra está em processo de homologação, aguardando a autorização de início de obra a ser dada pela instituição financeira.

O Presidente da Câmara, Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista) disse que a emenda de R$250 mil foi conseguida por seu intermédio junto à deputada federal.

Vereadores derrubam veto da Prefeitura

A Câmara derrubou o Veto Parcial enviado pelo Prefeito ao Projeto de Lei nº 045/2019 que autoriza a doação de imóveis de propriedade do município a famílias de baixa renda. Os vereadores tinham aprovado esse projeto com uma emenda que aumentava a quantidade de terrenos a ser doada de 12 para 15. De acordo com a Prefeitura, essa alteração tornava inviável a doação desses lotes ainda em 2020 devido ao processo burocrático gerado pelas emendas. No entanto, o Prefeito vetou a parte do texto que autorizava a doação, impedindo assim qualquer doação.

Assim, para que os 15 terrenos pudessem ser doados, ainda que no próximo ano, os vereadores derrubaram o Veto enviado pela Prefeitura.