18/02/2020

Chegada de insumos deve melhorar a manutenção das estradas

Infraestrutura

Respondendo convocação feita por intermédio de requerimento proposto pelo vereador Filipe Carielo, o Secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura, Rogério Dias Ribeiro, compareceu à 3ª reunião ordinária para prestar esclarecimentos sobre as estradas rurais. Informou que a Prefeitura já está organizando o processo para a aquisição de 20 mil toneladas de cascalho.

Diante dos diversos problemas encontrados em toda área rural do município, relativos às estradas, o vereador Filipe Carielo pediu que a Prefeitura apresentasse o panorama da situação. O secretário relatou que hoje existem diversas dificuldades para se prestar o serviço de forma adequada. Ressaltou que tem trabalhado com apenas um caminhão. Como a Prefeitura ainda não comprou cascalho, eles não conseguem facilmente a liberação de cascalheiras. E eles ainda se deparam com a dificuldade imposta por alguns moradores que não permitem a abertura de cortes de enxurradas e bolsos em parte de suas propriedades, medidas essenciais para a manutenção das estradas.

Mesmo com as adversidades, Ribeiro disse que o departamento vem trabalhando para recuperar os pontos mais críticos e as estradas por onde trafegam os veículos escolares. Lembrou que a administração possui as máquinas para cuidar das estradas e que aguarda a chegada de mais caminhões, necessários para agilizar a prestação do serviço. Com a aquisição das 20 mil toneladas de cascalho, o secretário acredita que o departamento conseguirá realizar um trabalho para prevenir o aparecimento de tantos pontos que interrompem a circulação de veículos. No entanto, Ribeiro destaca que a forte chuva dos últimos dias estragou até locais que já tinham passado por manutenção.

O Presidente da Câmara, Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista) e os vereadores João Paulo Castro Ferreira e Paulo Marcelo Silva (Paulão) reconheceram que os servidores têm se dedicado ao trabalho mesmo sem terem todas as condições para fazer a manutenção das estradas de forma duradoura.

A vereadora Angela Vitor também falou sobre o esforço dos funcionários, mas pediu que eles escutem mais os moradores das regiões afetadas. Destacou que eles conhecem os locais e sabem como ajudar a resolver o problema.

O vereador José Joaquim Silva (Zé Pequeno) disse que assessoria jurídica da Prefeitura pode viabilizar um modo de acionar os proprietários que não permitirem a realização dos trabalhos necessários para a manutenção das estradas em suas propriedades.

O vereador Filipe Carielo se colocou à disposição do departamento, assim como o vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo), e pediu ao secretário que liste as necessidades do setor para que eles possam auxiliar na questão das estradas.