05/02/2020

Bairro do Porto terá uma extensão de Estratégia Saúde da Família

Em andamento

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Carmo do Rio Claro, uma Moção de Aplausos foi apresentada para cumprimentar o vereador Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador). A intenção foi reconhecer o trabalho desenvolvido por ele para que fosse implantada uma extensão do Estratégia Saúde da Família (ESF) no Bairro do Porto.

A moção foi apresentada pelo presidente da Câmara Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista) e pelos vereadores Filipe Carielo, José Joaquim Silva (Zé Pequeno) e Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo). De acordo com a Moção de Aplausos, a primeira indicação de Sandro Pescador para que a Prefeitura instalasse um ESF no Bairro do Porto foi feita em 10 de janeiro de 2017, sendo assim a sua primeira indicação ao Poder Executivo.

Vereador Sandro e o prefeito

No dia 10 de janeiro deste ano, o vereador Sandro Pescador esteve no local em que a extensão do ESF será efetivada. Ainda estiveram presentes o Prefeito Sebastião Cezar Lemos, o Presidente da Câmara Inacinho Dentista e os vereadores João Paulo de Castro Ferreira e Filipe Carielo. Na oportunidade, o Prefeito anunciou que a extensão deve começar a funcionar em breve. Disse que, no final de 2019, a Prefeitura investiu em mobiliário para os ESF e que essa extensão já será beneficiada. Ele ainda informou que a implantação desse ESF vem sendo estudada com o vereador Sandro Pescador há três anos.

Terreno permutado
Terreno no Jardim Primavera

Durante a reunião desta semana, o vereador Sandro Pescador aproveitou para pedir urgência na inauguração dessa extensão. “Pedir para o Prefeito que possa estar inaugurando logo, porque as pessoas lá necessitam demais desse ESF”. A previsão é de que o ESF no Bairro do Porto funcione de duas a três vezes por semana.

O vereador Sandro Pescador destacou também a atuação dos outros vereadores que assinaram indicações com ele e auxiliaram na cobrança junto à Prefeitura. Disse que ainda espera ver o ESF do Porto funcionando todos os dias.

Permuta de espaços

O local em que a extensão do ESF será instalada pertencia à Congregação Cristã no Brasil. A Prefeitura, mediante aprovação da Câmara, realizou a permuta de uma área institucional no Jardim Primavera.

Além da área construída, que possui infraestrutura para abrigar o ESF, uma emenda dos vereadores Sandro Pescador e Paulo Marcelo Silva (Paulão) reservou 313,20 m² do terreno que pertencia ao município para construção de uma avenida ao lado da Rua Professora Alda Silva.

De acordo com o vereador Sandro Pescador, por iniciativa da Congregação, serão doados três metros de terreno para cada vizinho confrontante.