25/11/2019

Homenagem aos responsáveis pela iluminação da Serra da Tormenta

Sessão Solene

A Câmara de Carmo do Rio Claro homenageou os responsáveis pelo projeto de iluminação da Serra da Tormenta, o principal ponto turístico da cidade. Em 2019, a inauguração do projeto de iluminação completa 25 anos. A cerimônia contou com a presença dos homenageados, vereadores, autoridades de diversos setores, amigos e familiares.

As placas de Honra ao Mérito foram entregues ao ex-prefeito José Romualdo Fialho Cronemberger pelo vereador João Paulo Castro Ferreira, autor do projeto. E a Presidente da Câmara Angela Vitor entregou à advogada Ana Amelia Menna Barreto de Castro Ferreira, representando o esposo José de Castro Ferreira, falecido em 2005.

João Paulo disse durante a sessão solene que o projeto de iluminação do caminho que leva ao alto da Serra da Tormenta foi idealizado em 1979 por Abraim David com a elaboração do projeto pelo engenheiro Antônio Régis Ferreira. Porém, o projeto não avançou devido ao alto custo. 15 anos depois, as circunstâncias permitiram que o assunto voltasse a ser tratado e efetivado. Assim, informou que na reunião desta segunda-feira (25) apresentará o projeto estendendo a homenagem a ambos por terem iniciado a ideia.

João Paulo e o ex-prefeito José Romualdo

Presidente Angela e a advogada Ana Amélia

De acordo com o vereador, a assinatura do convênio ocorreu no dia 05 de fevereiro de 1993 com a presença do presidente de Furnas, Marcelo Siqueira, e do Ministro de Minas e Energia, Paulino Cícero de Vasconcelos. E o projeto, composto por 79 postes de madeira, teve sua rede de alta-tensão ligada pela primeira vez em 22 de dezembro de 1993.

A solenidade contou com a presença do deputado federal Raul Belém que participou da cerimônia junto de autoridades locais, como os vereadores Paulo Marcelo Silva (Paulão) e José Joaquim Silva (Zé Pequeno) e dos representantes do deputado estadual João Vitor Xavier e do senador Rodrigo Pacheco.

Banda da PM executando os hinos

A Banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos participou da solenidade, recebendo os participantes com amplo repertório. Eles executaram os hinos nacionais e Exaltação, o hino de Carmo do Rio Claro. Durante a cerimônia, eles presentearam a cidade com a partitura do hino, entregue ao Prefeito Sebastião Cezar Lemos.

O Projeto de Decreto Legislativo 012/2019, que concede o Título de Honra ao Mérito aos responsáveis pela iluminação, é de autoria do vereador João Paulo.