21/11/2019

Câmara homenageia responsáveis pelo projeto de iluminação da Serra da Tormenta

Homenagem

A Câmara de Carmo do Rio Claro realiza nesta sexta-feira (22), às 19 h, em seu plenário, uma sessão solene em homenagem àqueles que atuaram para iluminar a Serra da Tormenta, o principal ponto turístico da cidade. Em 2019, o projeto de iluminação completa 25 anos. O Projeto de Decreto Legislativo 012/2019, que concede o Título de Honra ao Mérito aos responsáveis pela iluminação, é de autoria do vereador João Paulo Castro Ferreira.

Representando todos os responsáveis, serão homenageados o Sr. José de Castro Ferreira “in memória”, na época, Advogado-geral da União
no governo do Presidente Itamar Franco, e Senhor José Romualdo Fialho Cronemberger, prefeito da época.

A Banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos iniciará a solenidade às 19h, recebendo os participantes com amplo repertório. Eles também serão responsáveis pela execução dos hinos nacional e da cidade. O evento contará com a presença de diversas autoridades regionais, além de representantes estaduais e federais.

José de Castro Ferreira será representado pela esposa Ana Amelia Menna Barreto de Castro Ferreira. Pai do vereador João Paulo Castro Ferreira, faleceu em 2005. Nasceu em Carmo do Rio Claro em 1934. Em 1959 formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, profissão exercida por toda a vida. Na política, ingressou em 1963 quando assumiu o cargo de deputado estadual. Em 1967 assumiu uma cadeira de deputado federal por Minas Gerais. Em 1992, foi nomeado Consultor-geral da República pelo Presidente Itamar franco, tendo sido também o primeiro Advogado-geral da União.

José Romualdo Fialho Cronemberger, apesar de não residir mais em Carmo do Rio Claro, estará presente na homenagem. Nascido em Campo Maior, no Piauí, formou-se em Medicina em 1968 pela Faculdade de Ciências Médica da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Veio trabalhar como médico em Carmo do Rio Claro em 1971 e assumiu a presidência de diversas instituições e entidades na cidade. Ingressou na política local em 1988 quando foi eleito vereador. Para prefeito, foi eleito em 1993. Morou em Carmo do Rio Claro por 46 anos, atualmente, reside na cidade paulista de Boituva.