19/11/2019

Proponentes da lei sobre descarte do lixo eletrônico visitam projeto da Inatel

Vereador e ex-vereador mirim

O vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) acompanhou o ex-vereador mirim Thiago Vinuto Mendonça a uma visita ao Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí. Eles foram conhecer o Projeto Lixo Eletrônico Não Descarte essa Ideia mantido pela Inatel Casa Viva. Para Carmo do Rio Claro, trouxeram quatro coletores que serão deixados em pontos estratégicos da cidade e a ideia de promover um evento para recolher esse lixo no município.

A visita ocorreu no dia 13 de novembro e foi acompanhada pela coordenadora do projeto Câmara Mirim Luana Terra Santos. Thiago foi vereador mirim na gestão 2018 e autor de um projeto de lei que determinava a instalação de recipientes para coleta de lixo eletrônico e a conscientização do carmelitano sobre a necessidade do descarte com responsabilidade. O PL de Thiago foi adaptado e reapresentado pelo vereador Juliano Pão de Queijo para votação. Foi aprovado e virou a Lei 2.901/2019 que autoriza a instituição da coleta do lixo eletrônico e tecnológico na zona rural e urbana de Carmo do Rio Claro. Para valorizar o trabalho desenvolvido pelo ex-vereador mirim, incentivar a atual legislatura e oportunizar acesso a novos conhecimentos sobre o tema, Pão de Queijo quis promover a visita a Inatel.

Thiago e Juliano Pão de Queijo

Eles conheceram o funcionamento do projeto. O lixo eletrônico é recolhido e separado. O material em bom estado é reaproveitado em feira de robótica ou doado para escolas e entidades assistenciais. O que não pode ser reutilizado é descartado junto a empresas especializadas. De acordo com o vereador Pão de Queijo, é possível firmar uma parceria com o Inatel para promoção de um evento em Carmo do Rio Claro. Consiste em um dia destinado para reunir e recolher o lixo eletrônico da cidade, que é pesado e a renda revertida para uma entidade assistencial do município. “A visita foi muito importante. A intenção do projeto é a diminuição do lixo e a conscientização das pessoas a favor do meio ambiente. Esperamos que essa parceria com a Inatel a e Casa Viva seja concretizada e muito proveitosa para o município e que, com esse projeto, a gente possa despertar a vontade de alunos do nosso município em estudar e participar da escola técnica de Santa Rita que seria também muito importante”, disse Juliano Pão de Queijo.

O ex-vereador mirim, aprovou a ideia e achou o projeto da Casa Viva muito positivo. “Eu achei o projeto muito interessante, visto que o lixo eletrônico vem crescendo cada vez mais. É o futuro de nosso planeta, ecologicamente falando”, disse Thiago.

Coordenadora da Câmara Mirim e os vereadores