14/11/2019

Câmara aprova equiparação dos salários de professores P1 e P2

Gradual

Nesta semana, os vereadores aprovaram o projeto de lei que equipara os salários dos professores P1 e P2. O Projeto aprovado por unanimidade foi o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 006/2019. Ele acrescenta o número de vagas para os cargos que estão sendo alterados, informação que não constava na redação anterior.

Esta era uma reivindicação antiga da Câmara, especialmente do vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) desde mandatos anteriores. Essa luta não é desse mandato. Como vereador desta Casa, foi um dos primeiros pedidos que a gente levou para o prefeito anterior, para o Tião Nara agora, foi a equiparação de salário do P1 e P2”, disse Juliano.

As professoras das séries iniciais, P1, participaram da reunião. Uma representante usou a tribuna para pedir aos vereadores que aprovassem o projeto e para informar que estavam de acordo com a proposta da prefeitura. O salário será equiparado de forma gradativa. No ano que vem, será concedido 50% do montante necessário para igualar os vencimentos. Os outros 50% serão liberados em 2021.

Professora P1 durante a reunião

O vereador Filipe Carielo, que também tem defendido a causa, chegou a apresentar uma emenda ao projeto que estabelecia o pagamento integral do salário a partir de 2020, eliminando o pagamento gradual. No entanto, os demais vereadores rejeitaram, entendendo que a alteração poderia prejudicar o planejamento da prefeitura e, consequentemente, as professoras.