07/11/2019

Vereadores mirins participam da Gincana do Saber em São Lourenço

Quinta edição

Os vereadores mirins participaram pela quinta vez consecutiva da Gincana do Saber, uma competição que estimula a formação política e cidadã dos jovens participantes. Nesta terça-feira (05), eles estiveram no segundo dia da gincana que segue até a sexta-feira (08). O evento está sendo promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de São Lourenço, MG.

Os vereadores mirins João Pedro Martins e Giovana Esteves Vieira representaram Carmo do Rio Claro na Chave 2 da Gincana do Saber, participando junto das cidades de Paraguaçu, Andradas, Ouro Fino e São Sebastião do Paraíso. O jogo de perguntas testa os conhecimentos dos jovens sobre a Constituição em Miúdos, publicação lançada pela Câmara de Pouso Alegre/MG em parceria com o Senado Federal. Ela explica a Constituição Federal em uma linguagem simples, própria para a faixa etária. “Eu adorei muito poder participar da Gincana do Saber, foi uma experiência incrível. Além de ser divertido, a gente aprende, faz novas amizades e conhece novos lugares”, disse João Pedro.

João Pedro e Giovana

A Coordenadora do Projeto Câmara Mirim de Carmo do Rio Claro, Luana Terra Santos, inseriu a participação no evento anual como parte da formação dos vereadores mirins. Destaca que é uma experiência importante, pois, além de ser um incentivo para estudar e conhecer a Constituição Federal, eles aprendem no momento do jogo. Todas as perguntas são seguidas de explicação, o que instrui os competidores e a torcida.

A Presidente do Legislativo Carmelitano Angela Vitor fez questão de acompanhar os vereadores mirins. Estando muito presente nas atividades da Câmara Mirim, também foi incentivar a participação dos pequenos no evento. Na torcida esteve ainda o vereador mirim Luiz Gustavo Borges Vilela Marques.