25/10/2019

Vereador responde vídeo do Prefeito sobre pendências em obra

Obras

Nesta semana, o vereador Filipe Carielo queixou-se do posicionamento do Prefeito Sebastião Cesar Lemos. O Chefe do Executivo fez um vídeo dizendo que as informações divulgadas por Filipe sobre as pendências junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) são mentirosas. No entanto, o vereador esteve no FNDE no dia 17 de outubro quando teve acesso aos dados divulgados.

De acordo com as informações do Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação, no dia 17, Carmo do Rio Claro possuía 49 pendências aguardando providência. Elas referem-se as obras da creche PróInfância (32), cobertura da quadra da escola da Furna (16) e cobertura da quadra da escola Santa Luzia (01). Elas indicam atraso em relação ao cronograma, serviços executados em desconformidade com o projeto dentre outros. O vereador Filipe conseguiu o documento junto ao Técnico do FNDE, Lucas Rezende Ferreira de Lima, que o recebeu e explicou a situação destas obras.

Durante a exposição, o vereador Filipe Carielo perguntou o que acontecerá se a creche ProInfância não for concluída até o prazo estimado, que tem data limite de 12 dezembro de 2019. Lima disse que, neste caso, a obra vai para o status de inacabada e a Prefeitura deve reembolsar o Ministério da Educação. “Ela vai prestar contas do que foi pego e executado, a gente vai analisar inconformidades e pendências de resolução. A gente analisa e vai dosar a prestação de contas. Eu vou falar para o município: - Você tem essas pendências, você não resolveu, eu já paguei por elas. Me devolva o recurso que eu te paguei, com juros e correções. Vai dar quase o preço da obra ou até mais”, explica o Técnico do FNDE.

Deste modo, Lima disse para o vereador que o município precisa solicitar a prorrogação do prazo antes do vencimento para evitar que isto ocorra.

Diante de tudo, o vereador Filipe Carielo esclarece que atua em parceria com a Prefeitura, buscando recursos e melhorias para a cidade. Disse que não critica individualmente a pessoa do prefeito e não trabalha com inverdades.