10/10/2019

Vereador carmelitano representará classe em luta pela cota mínima

Discussão vai a Brasília

Está agendada para o dia 24 de outubro, em Brasília, uma reunião dos representantes dos municípios banhados pelo Lago de Furnas com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata. O vereador de Carmo do Rio Claro Paulo Marcelo Silva (Paulão) informou que foi convidado para representar os vereadores dos 34 municípios da região. Ele foi o precursor da busca pela cota mínima para o Lago de Furnas.

A luta pela cota mínima 762 começou com uma audiência pública promovida pelo vereador Paulão no dia 23 de novembro do ano passado na Câmara de Carmo do Rio Claro. Apesar de ter reunido poucos municípios (Três Pontas, Alterosa, Boa Esperança, Ilicínea e Carmo do Rio Claro), foi o ponto de partida desta busca que pretende fixar uma cota mínima para o nível do reservatório de Furnas, permitindo assim que os municípios banhados possam exercer suas atividades. Na época, o Gerente de Operações de Furnas Centrais Elétricas, Allylson Thalles Teixeira, participou da audiência e disse que esta cota só poderia ser garantida pelo ONS que controla as atividades das hidrelétricas de todo o país.

Também foi nesta audiência em que o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago)Fausto Costa,  sugeriu que o assunto chegasse a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), iniciativa que incentivou a criação da Frente Parlamentar Itamar Franco em defesa dos interesses dos municípios impactados pelo lago frente a exploração do reservatório pela Usina.

Paulão acredita que com o fortalecimento do movimento em favor da cota 762 aumentem as chances de concretização. Na última segunda-feira (07), um ato na barragem de Furnas reuniu mais de mil pessoas entre empresários, representantes de classes e autoridades. Além de Paulão, participaram da manifestação a Presidente da Câmara Angela Vitor, os vereadores Filipe Carielo, João dos Reis Vilela (João do Tiãozão) e João Paulo Castro Ferreira.