02/08/2019

Vereador e ex-vereador mirim visitam instituto de telecomunicações

Projeto de Lei

O vereador Juliano Alves da Silva (Juliano Pão de Queijo) planeja para agosto uma visita ao Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí. O objetivo é levar o ex-vereador mirim Thiago Vinuto Mendonça para conhecer o Inatel e o projeto de descarte consciente do lixo eletrônico mantido pelo instituto.

A iniciativa do vereador pretende valorizar o trabalho feito por Thiago em sua passagem pela Câmara Mirim na legislatura de 2018. Thiago foi autor do texto de um projeto de lei que determinava instalação de recipientes para coleta de lixo eletrônico e a conscientização do carmelitano sobre a necessidade do descarte com responsabilidade.

O projeto do vereador mirim serviu de base para a idealização de dois projetos apresentados pelo vereador Juliano Pão de Queijo e aprovados por unanimidade pela Câmara. O Projeto de Lei nº 027/2019, que autoriza a Prefeitura a instituir o Programa de Coleta Seletiva de Lixo Eletrônico e Tecnológico. Assim, incentiva o município a fixar pontos de coleta, a recolher e a dar a correta destinação a esse material, na zona rural e urbana. E o projeto 028/2019, que trata do descarte de lâmpadas, pilhas, baterias comuns, bateria de celular e outros tipos de acumuladores de energia. Ele institui a obrigatoriedade da manutenção de postos de coleta em estabelecimentos que comercializam esses materiais, além de empresas prestadoras de serviço de assistência técnica, de comércio de equipamentos eletrônicos e de telecomunicações.

Pão de Queijo destaca que acredita muito no trabalho realizado pela Câmara Mirim e valorizar as iniciativas dos pequenos vereadores é importante para fortalecer o projeto e incentivar a participação.