26/07/2019

Noite de homenagens ao carmelitano pesquisador de Bio-Manguinhos

Honra ao Mérito

Na noite desta quinta-feira (25), a Câmara de Carmo do Rio Claro entregou o Título de Honra ao Mérito ao Carmelitano Antônio de Pádua Risolia Barbosa. A indicação para a homenagem partiu da presidente da Câmara Angela Vitor que destacou o trabalho do homenageado frente a produção de vacinas e outros medicamentos importantes para o combate e diagnóstico de doenças diversas no Brasil e pelo mundo.

Homenageado

Uma noite intimista, com a participação da família e dos amigos, foi marcada por homenagens ao Pinduca, como Antônio de Pádua é conhecido entre os mais próximos. Trazendo as lembranças da trajetória da escola, a amiga Marisa Azevedo Reis abriu a noite de comemorações. “Confesso, que nos últimos dias, perdida no emaranhado de realizações que encontrei lendo seu currículo, tentei e consegui escrever um discurso que obviamente resultou em um longo texto, aliás, da grandeza de sua pessoa. No entanto, vou seguir o lema de que quando o coração fala, dispensa-se a procissão de palavras e adota-se a simplicidade vocabular da amizade”.

A presidente Angela, propositora do título, ressaltou o orgulho que o trabalho e a dedicação do homenageado desperta em sua cidade natal, sendo motivo de alegria homenageá-lo. “Dirijo essas minhas breves palavras ao senhor, Antônio de Pádua Risolia Barbosa, pelos relevantes serviços prestados em prol da saúde brasileira, engrandecendo e elevando nosso nome, do nosso município Carmo do Rio Claro. Coube a mim a honra de indicar aos meus pares este ser humano tão querido e estimado por todos. Deixo aqui todo nosso apreço e orgulho por termos em nossa comunidade um profissional tão competente”, disse.

Em 30 anos como servidor público no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos/Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Barbosa falou sobre seu trabalho na instituição, iniciado em 1989. Disse que, àquela época, eles produziam apenas três vacinas. Hoje, eles fornecem ao Sistema Único de Saúde (SUS) 10 vacinas, seis biofármacos e 19 reativos para diagnósticos de doenças produzidos com a mais avançada tecnologia disponível. Fez questão de defender um serviço público de qualidade para atender o brasileiro e ressaltou que a honraria recebida não pertence só a ele, mas é fruto do trabalho coletivo produzido junto aos servidores públicos e colegas de Bio-Manguinhos em toda cadeia de inovação da Fiocruz. “Sinto-me muito honrado em receber esse título em tão bela homenagem pelo reconhecimento ao meu trabalho em prol da saúde pública brasileira. Muita alegria em saber que meu trabalho é valorado e que de alguma forma contribuo para a melhoria das condições de vida das pessoas no mundo através da minha profissão, no campo da pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, biofármacos e reagentes para diagnóstico”, disse.

Durante sua fala, também dedicou a homenagem à sua família e à esposa Tereza Tonini, grandes incentivadores de sua carreira. Para finalizar seu discurso, trouxe uma frase que utiliza com frequência em suas palestras, que faz alusão às vacinas, especialmente a da febre amarela: “Há um pouco de Bio-Manguinhos dentro de cada um de nós”.

Os vereadores Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador) e Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) prestigiaram a cerimônia e prestaram suas homenagens, também ressaltando a grandiosidade do trabalho desenvolvido por Barbosa.

Na noite ontem, o homenageado também comemorou seu aniversário e foi saudado com um caloroso “parabéns pra você”.

Componentes da Mesa Solene

Currículo

Familiares e amigos

Antônio de Pádua Risolia Barbosa nasceu em Carmo do Rio Claro em 25 de julho de 1959. Filho de Joaquim Granato Barbosa e Angisa Risolia Barbosa, tem como irmãos Jessé Antônio Barbosa, Jeferson Antônio Barbosa, Carlos Barbosa, Irma Barbosa, Helena Barbosa e Marli Barbosa Mendonça. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1978 para continuar os estudos, onde se casou com Teresa Tonini em 1988 com quem teve o filho Pedro Ivo Tonini Risolia Risolia Barbosa.

Engenheiro Químico altamente graduado – com especialização em microbiologia pela Universidade de Buenos Aires, Mestre em Ciências e Doutor em Gestão e Inovação tecnológica pelo Programa de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – desde 1989, trabalha no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos/Bio-Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um dos maiores centros de produção de vacinas da América Latina. Em 2019, completa 30 anos de serviços prestados ao instituto onde já assumiu diferentes cargos.

Em seu currículo, carrega uma especialização no Instituto de Pesquisa de Doenças Infecciosas Biken da Universidade de Okasama, no Japão; o curso de vacinologia avançada em Annecy, França, organizado pela Fundação Mérieux e Universidade de Genebra e publicações de capítulos de livros e de artigos científicos em periódicos internacionais. Também atua como professor no Programa em Tecnologia de Imunobiológicos onde orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de compôr bancas de concursos públicos e de defesas de dissertações e teses.