25/07/2019

Audiência sobre hidrovias gera resultados positivos

Balsa do Itaci e hidrovias

O vereador Paulo Marcelo Silva (Paulão) participou da audiência pública, que tratou do tema Hidrovias, realizada na cidade de Alfenas na segunda-feira (22). No evento, encontrou-se com o Capitão da Marinha de Minas Gerais que estará vistoriando a balsa do Itaci com a intenção de ajustar o transporte de um número maior de fiéis que participarão da festa em homenagem ao Bom Jesus dos Aflitos. Além disso, o vereador viu sua luta em busca de uma cota mínima para o Lago de Furnas ampliada.

O vereador ficou satisfeito em saber que está em discussão a criação de um Projeto de Lei para fixar a cota mínima em 768.10 que seria capaz de atender a produção de energia, fomentar o turismo e assegurar o funcionamento de hidrovias. Inicialmente, a hidrovia sairia de Capitólio com destino a Varginha transportando grãos. Futuramente, viria a transportar turistas. “É motivador ver o volume, a força que uma simples audiência aqui em Carmo tomou perante a frente parlamentar mineira e a frente parlamentar federal Itamar Franco”, disse Paulão. A Audiência foi promovida pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG.

A luta de Paulão por estabelecer a cota mínima 762 para o Lago de Furnas começou em novembro de 2018. Desde então, vem conversando com lideranças diversas e participando de discussões na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre a necessidade e importância da manutenção do nível adequado para que as pessoas possam trabalhar em volta da represa de Furnas. “Nós já perdemos muito com a vinda da represa. Quando o pessoal aprende a ganhar dinheiro com ela, a água vai embora”, defende.

Durante a audiência, encontrou-se com o Capitão da Marinha de Minas, Comandante Gerais Nicácio Satiro de Araújo, que garantiu que virá ao município para discutir sobre a balsa do Itaci. A festa em comemoração ao dia de Bom Jesus dos Aflitos ocorre no dia 06 de agosto. A data é feriado municipal e pessoas de diversas cidades prestigiam o evento.