22/07/2019

Câmara homenageia importante pesquisador carmelitano

Saúde nacional

A Câmara de Carmo do Rio Claro entregará nesta quinta-feira (25) o Título de Honra ao Mérito ao carmelitano Antônio de Pádua Risolia Barbosa, o Pinduca. Importante pesquisador brasileiro, tem dedicado seu trabalho ao estudo e desenvolvimento de vacinas e medicamentos que atendem à saúde pública do país e do exterior. A cerimônia está marcada para as 19h30, na sala de sessões da Câmara. A indicação do título foi feita pela Presidente da Câmara Angela Vitor, por meio do Projeto de Decreto Legislativo n°007/2019.

Antônio de Pádua Risolia

Engenheiro Químico altamente graduado – com especialização em microbiologia pela Universidade de Buenos Aires, Mestre em Ciências e Doutor em Gestão e Inovação tecnológica pelo Programa de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – desde 1989, trabalha no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos/Bio-Manguinos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um dos maiores centros de produção de vacinas da América Latina. Em 2019, completa 30 anos de serviços prestados ao instituto onde já assumiu diferentes cargos.

Desde 2017, é responsável pela implementação da Coordenação Tecnológica que sistematiza a transferência de tecnologia para produção de vacinas importantes dentro do país, para assim diminuir o custo da produção. Durante os 11 anos que atuou como vice-diretor de Bio-Manguinhos, foi responsável pela produção das 10 vacinas que o Instituto fornece ao Programa Nacional de Imunizações, quatro biofármacos e 15 reagentes para diagnóstico nos programas específicos do tratamento de HIV e à Coordenação Geral de Laboratórios do Ministério de Saúde.

Antônio de Pádua Risolia Barbosa nasceu em Carmo do Rio Claro em 25 de julho de 1959. Filho de Joaquim Granato Barbosa e Angisa Risolia Barbosa, tem como irmãos Jessé Antônio Barbosa, Jeferson Antônio Barbosa, Carlos Barbosa, Irma Barbosa, Helena Barbosa e Marli Barbosa Mendonça. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1978 para continuar os estudos, onde se casou com Teresa Tonini em 1988 com quem teve o filho Pedro Ivo Tonini Risolia Risolia Barbosa.

Em seu currículo, carrega uma especialização no Instituto de Pesquisa de Doenças Infecciosas Biken da Universidade de Okasama, no Japão; o curso de vacinologia avançada em Annecy, França, organizado pela Fundação Mérieux e Universidade de Genebra e publicações de capítulos de livros e de artigos científicos em periódicos internacionais. Também atua como professor no Programa em Tecnologia de Imunobiológicos onde orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de compôr bancas de concursos públicos e de defesas de dissertações e teses.