18/07/2019

Projeto sugere a instalação de espículas em novas construções e reformas

Aprovado

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 030/2019 proposto pela presidente da Câmara Angela Vitor. Ele autoriza o Poder Executivo a instalar espículas nas novas construções feitas pela prefeitura ou durante reformas para combater a proliferação de pombos. O projeto contou com seis votos favoráveis, uma abstenção e um voto contrário.

Angela destaca que os prédios públicos andam sendo deteriorados pela presença maciça das aves que também são transmissoras de doenças como criptococose, salmonelose, encefalites virais, coli e toxoplasmose que podem levar à morte. A instalação de espículas ajudaria a impedir que os pombos tivessem acesso aos locais e, assim, teriam que procurar outros espaços para os ninhos. Colocá-las em todas as obras seria um modo de prevenir que as futuras instalações sofram os mesmos danos que já foram causados a diversas edificações do município.

O vereador Filipe Carielo votou contra o projeto. Disse que a Prefeitura já está instalando telas para impedir o acesso das aves e alegou que o projeto não tem aplicabilidade, pois o Executivo pode instalar a proteção sempre que julgar necessário. “Nesse caso específico das espículas, não tem a necessidade de autorizar o Executivo a colocar. O prefeito já está autorizado a fazer isso, já pode fazer isso. Seria mais ou menos a mesma coisa da gente fazer um projeto autorizando o prefeito a pintar as quadras, a comprar combustível”.

Em contrapartida, a presidente defendeu o projeto e disse que a lei é um modo de trazer o tema à discussão e de deixar um lembrete para as próximas administrações. “Já se pensar nessa benfeitoria e instalar essas espículas antipombos. Porque, realmente, está uma situação agravante aqui, como não se pensava antes e esta gestão não vai durar a vida toda, se existe uma lei autorizativa é uma maneira de ‘nossa, nós precisamos pensar nessa situação’, porque, antes, não era pensado”.

O vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) absteve-se do voto e o projeto recebeu a aprovação dos demais que não encontraram problema na aprovação de um projeto autorizativo.