09/07/2019

Noite de Homenagem ao Professor Lourenço

Honra ao Mérito Legado Carmelitano

Na noite desta segunda-feira (08), a Câmara de Carmo do Rio Claro entregou aos filhos do senhor Lourenço Antônio Figueiredo Pereira, o Professor Lourenço, o Título de Honra ao Mérito “Legado Carmelitano” (in memória). Proposta pelo vereador Paulo Marcelo Silva (Paulão), a homenagem póstuma rememorou a história e os feitos deste carmelitano que marcou diversos setores da sociedade.

Lourenço Antônio Carvalho Pereira e José Milton Carvalho Pereira receberam do vereador Paulão a placa que sela a homenagem do Título de Honra ao Mérito. Filhos do Professor Lourenço, mostraram-se emocionados com honraria. “Hoje é uma noite de felicidade para toda nossa família. Homenagear o nosso grandioso pai, é uma grande honra para nós”, disse José Milton.

Por sua vez, Paulão destacou a personalidade do homenageado que não media esforços para auxiliar ao próximo. “Um homem ético, de perfil moderno em época passada. Combateu o bom combate, guardou a fé, lutou pela justiça, esteve do lado dos marginalizados, sofrendo com as angústias e alegrando-se com as vitórias”.

Apresentação do grupo Canto da Terra

A presidente da Câmara Angela Vitor e os vereadores João Paulo Castro Ferreira, Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador), Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo), Inácio Roberto Lopes e Filipe Carielo prestaram suas homenagens, assim como o amigo Elder Ulisses de Oliveira que falou em nome do grupo Canto da Terra – fundado por Professor Lourenço – e que aqueceu a noite com duas canções de autoria do homenageado. O senhor Antônio do Carmo Santana foi portador de uma mensagem enviada pelo Padre Antônio aos familiares e ao Professor Lourenço.

O homenageado faleceu em 2001 aos 77 anos, mas deixou marcas por diversos setores da sociedade carmelitana. Foi funcionário da Coletoria Estadual de impostos, técnico de futebol, pianista, compositor, vicentino, servidor na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, radialista na Rádio Difusora e vereador desta Casa Legislativa, ocupando inclusive a Presidência de 1963 a 1965.