25/06/2019

Sessão solene de entrega do Título de Honra ao Mérito

Guinho da Furna

A Câmara de Vereadores de Carmo do Rio Claro entregou nesta segunda-feira (24) o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Francisco Ribeiro de Lima, o Guinho da Furna. A sessão foi prestigiada por familiares, amigos, vereadores, autoridades e por representantes do Hospital Regional do Câncer (HRC), de Passos, que prestaram suas homenagens.

O Título de Honra ao Mérito reconhece cidadãos que dedicam a vida a melhorar o local em que vivem. Guinho, como é conhecido, está sempre promovendo ações para arrecadação de fundos em prol de instituições e pessoas necessitadas. Diante de uma história de vida dedicada ao próximo, o vereador Paulo Marcelo Silva (Paulão) propôs e a homenagem que foi aprovada por unanimidade.

Sua atuação em benefício do Hospital do Câncer é motivo de destaque. Há oito anos, Guinho cumpre uma promessa que fez. Tendo sido descartada a suspeita de câncer em sua mãe, ele passou a se dedicar à instituição. Rotineiramente, leva alimentos, frutas e verduras, já realizou quatro festas com leilões no bairro rural da Furna – onde mora - e a campanha do café para arrecadar fundos. Em reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido em prol do Hospital, a Santa Casa de Misericórdia de Passos foi representada pelos senhores José Ronaldo Alves (médico), Paulo Sérgio Borges (Relações Institucionais) e Daniel Porto Soares (Superintendente Geral).

Durante a sessão solene, Porto disse que eles sentem-se honrados por ter o homenageado como parte da “Família Santa Casa”. “Quando o homem tem um coração grande, do tamanho do Guinho, ele não é um homem só da sua cidade. Você rompeu as fronteiras”, disse.

A solenidade foi recheada de boas histórias e risadas. O propositor do título, vereador Paulão, contou diversas passagens engraçadas que vivenciou junto com Guinho e se emocionou ao destacar o caráter e a dedicação do homenageado “É um homem de alma grande, de coração generoso”, disse.

A presidente da Câmara Angela Maria Souza Vitor também se mostrou contente em presidir e participar da solenidade. Como possui residência no bairro rural da Furna, há anos convive com o Guinho. Ela fez questão de ressaltar a importância do homenageado para a cidade e especialmente para a comunidade onde moram.

Fizeram uso da tribuna para prestar homenagens o Presidente do Hospital São Vicente de Paulo Renato Balla, a filha de Guinho, Cleide, a neta Karin e o amigo Claudinei Mendonça (Douradinho). “Agricultor, vindo das origens mais simples para conquistar essa homenagem aqui hoje”, ressaltou Douradinho.

Os vereadores Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista), Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo), Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador), João Paulo Castro Ferreira e Filipe Carielo participaram da solenidade e destacaram em seus discursos o espírito solidário que Guinho carrega.

Com seu jeito espontâneo e alegre, Guinho agradeceu ao vereador Paulão e demais edis pela homenagem e se emocionou com a grandeza da solenidade. “Eu não esperava uma homenagem dessa, não. Eu pensei que vinha cá umas dez pessoas e já ia embora. Graças a Deus, a casa está cheia”, disse.

Ainda participaram da homenagem e compuseram a mesa solene o Comandante da Polícia Militar Tenente Clemente Alves de Jesus Filho, o Prefeito Sebastião Cezar Lemos e o Prefeito de São José da Barra Paulo Sérgio Leandro de Oliveira.

Entrega da placa

Homenageado e autoridades