13/06/2019

Projetos instituem debate sobre a violência contra o idoso

Defesa

A Presidente da Câmara Angela Vitor propôs e os vereadores aprovaram dois projetos que buscam promover a discussão sobre a violência doméstica contra a pessoa idosa e combater esses atos por meio da conscientização. O objetivo é gerar um cronograma de atividades que trabalhe o tema junto à comunidade e, especialmente, criar uma consciência de preservação e defesa dessa geração.

O Projeto de Lei nº 031/2019 institui o dia 15 de junho como o dia municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data também é mundial, instituída pela ONU em 2006. Já o Projeto de Lei nº 032/2019 institui no município o Junho Violeta, definindo o mês como período dedicado à proteção e segurança dos idosos.

A presidente Angela destaca que a violência contra a pessoa idosa deve ser entendida como uma grave violação dos direitos humanos e não deve ser aceita como algo normal. “É uma maneira de agora em junho a gente debater esse assunto que é a violência contra o idoso. Não somente a violência física, mas a psicológica que é mais difícil de ser detectada, mas que um vizinho, um amigo consegue perceber. Eu acho que esses projetos vêm para que nós iniciemos uma discussão para trazer à sociedade essa violência que existe e que muitas vezes não chega ao conhecimento da população”.

Os vereadores reforçaram a importância do município agir para proteger os idosos das diversas formas de violências, como a financeira ou a negligência. Eles esperam que os departamentos responsáveis se organizem para promover ações que ajudem na diminuição desses casos no município.