Carregando...
Siga-nos nas Redes Sociais
Notícias

13/06/2019

Projetos instituem debate sobre a violência contra o idoso

Defesa

A Presidente da Câmara Angela Vitor propôs e os vereadores aprovaram dois projetos que buscam promover a discussão sobre a violência doméstica contra a pessoa idosa e combater esses atos por meio da conscientização. O objetivo é gerar um cronograma de atividades que trabalhe o tema junto à comunidade e, especialmente, criar uma consciência de preservação e defesa dessa geração.

O Projeto de Lei nº 031/2019 institui o dia 15 de junho como o dia municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data também é mundial, instituída pela ONU em 2006. Já o Projeto de Lei nº 032/2019 institui no município o Junho Violeta, definindo o mês como período dedicado à proteção e segurança dos idosos.

A presidente Angela destaca que a violência contra a pessoa idosa deve ser entendida como uma grave violação dos direitos humanos e não deve ser aceita como algo normal. “É uma maneira de agora em junho a gente debater esse assunto que é a violência contra o idoso. Não somente a violência física, mas a psicológica que é mais difícil de ser detectada, mas que um vizinho, um amigo consegue perceber. Eu acho que esses projetos vêm para que nós iniciemos uma discussão para trazer à sociedade essa violência que existe e que muitas vezes não chega ao conhecimento da população”.

Os vereadores reforçaram a importância do município agir para proteger os idosos das diversas formas de violências, como a financeira ou a negligência. Eles esperam que os departamentos responsáveis se organizem para promover ações que ajudem na diminuição desses casos no município.

Veja também

PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO CARMO DO RIO CLARO
Rua Monsenhor Mário, 365 - CEP 37.150-000
Telefones: (35) 3561-3613 . (35) 3561-3730 . Telefax: (35) 3561-2390