12/06/2019

Câmara entrega Título de Honra ao Mérito à família de Abrahim David

In memória

A noite desta segunda-feira (10) reuniu familiares e amigos para a homenagem póstuma ao senhor Abrahim David. Proposta pelo vereador João Paulo Castro Ferreira, a sessão solene relembrou os feitos realizados em benefício da cidade e suas qualidades profissionais e pessoais.

Como bem ressaltaram o filho João Carlos Azevedo David e o neto João Régis David de Oliveira, Abrahim David se destacou pelas ações que ultrapassaram os limites das quatro paredes. Além de sua dedicação à evolução do município por meio da política, os presentes ainda relataram seu amor à profissão de dentista que muitas vezes visava o bem-estar daqueles que o procuravam e não o lucro.

Este contexto é reforçado pelas palavras do vereador João Paulo que, além de ser o proponente da homenagem, vivenciou uma relação de amizade com o homenageado. Disse que a ausência de Abrahim impõe nostalgia e o destaca como aconselhador importante de sua carreira política. “Quando propus a homenagem que hoje celebramos, não o fiz em virtude dos fortes laços que nos unem, o que, por si só, já se justificaria. Mas sim por justiça e incentivo aos mais jovens para que trilhem o caminho do bem e deixem suas marcas positivas em nossa sociedade”. João Paulo enfatizou que a história do homenageado mistura-se com a da cidade, devido a grandeza de sua atuação.

Entrega da placa ao filho João Carlos

A placa que sela a homenagem com o Título de Honra ao Mérito “Legado Carmelitano” foi entregue ao único filho de Abrahim David, João Carlos que agradeceu. “A família se sente muito agradecida e eu tenho absoluta certeza de que ele vai ficar feliz de saber que a família está unida festejando por ele”.

A presidente da Câmara Angela Vitor destacou a memória que Abrahim David deixou, de uma vida pública dedicada aos carmelitanos. “Na trajetória de sua vida profissional, ganhou o reconhecimento e o respeito dos pares, amigos e daqueles que tiveram relação com o objeto de sua ação e de seus serviços, fazendo prevalecer o direito e a justiça”. A presidente disse que não conheceu Abrahim David, mas, diante das histórias que passou a ouvir e pela leitura do livro escrito por ele (Um coração carmelitano), sente como se o tivesse conhecido.

Usaram a tribuna para prestar suas homenagens os vereadores Paulo Marcelo Silva (Paulão) e Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) que trouxeram experiências e enalteceram as qualidades do homenageado. Também, o vereador Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista) que destacou a atuação de Abrahim David como dentista, pessoa humana e dedicada com quem muito aprendeu.

Compuseram a mesa solene a Presidente da Câmara Angela, os vereadores Inácinho Dentista, Juliano Pão de Queijo, Paulão e o proponente João Paulo, o Prefeito Sebastião Cezar Lemos, o Tenente Clemente Alves de Jesus Filho, o neto João Régis e o filho João Carlos.

Mesa solene durante a execução dos hinos

Família do homenageado e vereador proponente

Breve biografia

Dentre as principais atuações do homenageado, destaca-se o período em que esteve na Direção do Promenor (instituição voltada ao atendimento de crianças carentes) e do Mobral (programa de alfabetização de adultos). Foi o responsável pelos recursos utilizados na reforma do Colégio Monfort e participou efetivamente no progresso da Escola Estadual Geraldo Vilela, onde foi homenageado poucos dias antes de seu falecimento na inauguração da galeria de fotos de ex-diretores, no dia 01º de novembro. Também trabalhou para que a cidade recebesse a primeira agência do Banco do Brasil e pela implantação do sinal de telefonia móvel no município.

Filho dos imigrantes libaneses, David João José e Vitória Esper Curi, Abrahim David nasceu em Carmo do Rio Claro no dia 21 de setembro de 1930. Constituiu sua família com a esposa Ana Martha de Azevedo David (in memória) com quem teve quatro filhos: Isabel Vitória David Peres, Ana Lúcia de Azevedo David Castro, Maria Célia David Oliveira e João Carlos de Azevedo David. Possui oito netos e três bisnetos.

Seu falecimento se deu no dia 17 de dezembro de 2006.