07/06/2019

Abrahim David receberá homenagem póstuma na Câmara Municipal

Segunda-feira, 10

A Câmara Municipal está nos preparativos finais para a sessão solene que se realizará na próxima segunda-feira (10), às 19h30. Será uma homenagem póstuma ao senhor Abrahim David dentista e político de destaque na história de Carmo do Rio Claro.

Proposto pelo vereador João Paulo Castro Ferreira, o Título de Honra ao Mérito “Legado Carmelitano” rememora as conquistas e trabalhos desenvolvidos pelo homenageado em benefício da cidade. Falecido em 17 dezembro de 2006, Abrahim David formou-se no curso de odontologia em 1953, mas é especialmente sua atuação política que o eternizou como uma figura importante para o município.

Homenageado, Abrahim David

Abrahim David atuou como vereador pelo PSB de 1960 a 1964. Depois, nunca mais assumiu um cargo eletivo, no entanto, sua influência política continuou trazendo para Carmo do Rio Claro o que a cidade precisava, como conta o vereador João Paulo. “Homem público de moral irretocável, Abrahim David tornou-se um dos expoentes da política de Minas Gerais, com influência direta nos governos estaduais e federais, tendo atuado de forma decisiva em diversas oportunidades para o bem-estar e desenvolvimento de Carmo do Rio Claro”.

Dentre as principais atuações do homenageado, destaca-se o período em que esteve na Direção do Promenor (instituição voltada ao atendimento de crianças carentes) e do Mobral (programa de alfabetização de adultos). Foi o responsável pelos recursos utilizados na reforma do Colégio Monfort e participou efetivamente no progresso da Escola Estadual Geraldo Vilela, onde foi homenageado poucos dias antes de seu falecimento na inauguração da galeria de fotos de ex-diretores, no dia 01º de novembro. Também trabalhou para que a cidade recebesse a primeira agência do Banco do Brasil e pela implantação do sinal de telefonia móvel no município.

Filho dos imigrantes libaneses, David João José e Vitória Esper Curi, Abrahim David nasceu em Carmo do Rio Claro no dia 21 de setembro de 1930. Constituiu sua família com a esposa Ana Martha de Azevedo David (in memória) com quem teve quatro filhos: Isabel Vitória David Peres, Ana Lúcia de Azevedo David Castro, Maria Célia David Oliveira e João Carlos de Azevedo David. Possui oito netos e três bisnetos.

A previsão é que o filho João Carlos receba a placa em homenagem aos feitos de Abrahim David que, em 2017, foi homenageado também pelo vereador João Paulo, tendo seu nome designado para o pronto atendimento municipal.