31/05/2019

Projeto prevê transmissão pela internet de todas as reuniões da Câmara

Vista

Os vereadores aprovaram o pedido de vistas feito pelo vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) ao Projeto de Resolução nº 007/2019 do vereador Filipe Carielo. O texto prevê a continuidade das transmissões ao vivo pela internet das reuniões ordinárias, além de acrescentar outras sessões.

De autoria do vereador Filipe, o projeto altera o Regimento Interno da Câmara e institui a transmissão ao vivo de reuniões ordinárias, extraordinárias, audiências públicas e sessões solenes. A intenção é definir mais uma ferramenta para proporcionar transparência aos atos parlamentares. Também, levar informações e os debates à população.

As reuniões ordinárias começaram a ser transmitidas pela página da Câmara no facebook no início de maio depois da indicação feita pelo vereador Filipe à presidente Angela. “Nós já percebemos que essas transmissões deram certo, são viáveis e estão dando resultado. E quanto mais transparência nós tivermos nos atos do legislativo, do executivo, melhor. Então, o projeto visa dar essa transparência, visa efetivar, colocar no Regimento Interno o que na prática já está acontecendo”, disse Filipe.

Hoje, a Câmara não paga pelas transmissões pela internet. No entanto, o vereador Paulão destacou a necessidade de se fazer um levantamento de custos, pois o projeto prevê a transmissão de todas reuniões e solenidades da Casa Legislativa, além das reuniões das comissões quando houver requerimento de todos os membros. “Este impacto financeiro, tem que ver se o Legislativo tem a condição. Não que eu seja contra, sou a favor. Mas isso não vai aumentar nem diminuir a minha responsabilidade para que eu vote contra ou vote a favor de alguma coisa”.

Diante do levantamento de valores proposto por Paulão, o vereador Pão de Queijo pediu vistas ao projeto. O pedido foi aprovado por todos os vereadores. O projeto deve voltar para votação definitiva na próxima semana.