24/05/2019

Câmara institui homenagem anual a destaques policiais

Civil e militar

Os vereadores aprovaram o projeto que institui a Honraria Policial Destaque do Ano. Proposto pela presidente da Câmara Angela Vitor, o projeto nº 018/2019 visa homenagear anualmente um membro da Polícia Civil e um da Polícia Militar com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado e estimular a atuação policial.

No mesmo dia em que a Câmara entregou a dois sargentos da polícia militar o Título de Cidadão Honorário, os vereadores aprovaram em sessão ordinária o projeto que pretende tornar constante o reconhecimento a esses profissionais. A vereadora Angela – que também indicou os dois sargentos para a cidadania honorária – disse que esta é uma iniciativa que busca evidenciar a importância da ação dos órgãos de segurança perante a comunidade. “É uma maneira da gente agraciar a nossa polícia militar e polícia civil que nos defende no dia a dia, na rua, colocando suas vidas em jogo. E essa honraria, é para estimulá-los cada vez mais a nos defender aí fora”, disse a presidente.

O projeto institui que a sessão solene de entrega das honrarias ocorra preferencialmente no feriado de 21 de abril, dia de Tiradentes, patrono da Polícia Brasileira. Os nomes dos policiais homenageados devem ser enviados pelos chefes da polícia militar e civil até o dia 31 de março para que a Câmara possa organizar a solenidade. O critério de escolha será de responsabilidade dos membros das corporações que devem enviar junto com o nome indicado as qualificações que o levaram a ocupar este espaço de destaque.

O vereador João Paulo Castro Ferreira disse que não concorda com a forma de escolha trazida pelo projeto, mas votou favoravelmente. “Eu acho que se essa Casa irá homenagear, essa Casa deveria escolher. A gente não pode homenagear alguém que o outro escolhe. Mas, se é a posição da maioria, não estamos aqui para criar problemas. Eu gostaria apenas de deixar meu ponto de vista”, disse o vereador que sempre destaca o trabalho desenvolvido por esses profissionais nas reuniões ordinárias.

A vereadora Angela, agradece a aprovação dos colegas e acredita que a honraria será um estímulo para os homens e mulheres que fazem a segurança do município. Também, que será uma forma de não permitir que a cidade tenha uma progressão da criminalidade, por meio da promoção e do reconhecimento do trabalho realizado em Carmo do Rio Claro.