14/02/2019

Câmara recebe obra sobre trajetória de importante diretor do Museu Nacional

Carmelitano José Cândido de Melo Carvalho

A Presidente da Câmara Angela Vitor agradece ao Diretor do Jornal Expresso Carmelitano José Milton Paiva e à filha do pesquisador José Cândido de Melo Carvalho, Iara Maria Carvalho, pela doação do livro intitulado Publicações avulsas do Museu Nacional, Memorial de um naturalista.

Publicado em 1996, a obra congrega a vida e o trabalho deste importante pesquisador que atuou na área das Ciências Naturais e possui 622 trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. José Cândido foi um dos mais ativos diretores do Museu Nacional (1955 – 1961), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem sua trajetória reconhecida pela instituição e pela comunidade científica.

Ele nasceu no município vizinho de Conceição da Aparecida em 1914 quando a cidade ainda era Distrito de Carmo do Rio Claro. Faleceu em 1994, no Rio de Janeiro.

Sua filha, Iara Carvalho, enviou quatro exemplares do livro ao Diretor do Jornal Expresso Carmelitano e solicitou que ele procedesse com as doações do modo que julgasse necessário. O exemplar enviado à Câmara ficará disponível na biblioteca da Cada Legislativa.