18/12/2018

Vereadores mirins conquistam segundo lugar na Gincana do Saber

Última reunião do ano

Na última reunião do ano da Câmara Mirim, os pequenos vereadores receberam do vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) uma moção de aplausos. A honraria parabeniza-os pelo vice-campeonato na Gincana Regional do Saber.

Esta foi a quarta participação da Câmara Mirim na Gincana. Foi a primeira vez que a equipe carmelitana chegou tão perto da conquista: a decisão deu-se por apenas uma pergunta de diferença. Representaram Carmo do Rio Claro os vereadores mirins Thiago Vinuto Mendonça e Breno Mateus de Souza, mas todos os colegas ajudaram na preparação, estudando e participando de jogos de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal.

A Gincana Regional do Saber é um projeto que busca aproximar os adolescentes da Constituição Federal. Por meio da Constituição em miúdos, eles têm acesso à legislação, apresentada de maneira didática, o que colabora com a formação da cidadania destes jovens. Neste ano, foi organizada, pela segunda vez consecutiva, pela Câmara Municipal de Nova Serrana, no dia 22 de novembro.

Última reunião do ano

A última reunião de 2018 dos vereadores mirins contou com duas indicações. O vereador mirim Breno Mateus de Souza pede que o Poder Executivo providencie a reforma das salas da Escola Municipal Santa Luzia. Relatou que, há algum tempo, o engenheiro da prefeitura interditou três salas que eram usadas pelos alunos que cursam do 1° ao 3° ano do ensino médio, pois estavam prestes a cair.

Breno disse que uma das salas para a qual os alunos foram transferidos está com infiltração e cheiro de mofo, o que vem incomodando os estudantes, além de ter goteiras. De acordo com o vereador mirim, a escola já se encontra nesta situação há cinco meses.

A outra indicação foi do edil mirim Alan de Paulo Oliveira que pede a retirada da caixa de abelha que se encontra perto da Escola Municipal São José. Informou que a caixa de abelha está na caixa d'água da escola, em frente as janelas das salas de aula, oferecendo riscos aos alunos, principalmente aos que são alérgicos à picada deste inseto.

O vereador Juliano Pão de Queijo, que acompanhou a reunião, observou que as indicações feitas pelos vereadores mirins já foram feitas pelos vereadores da Casa Legislativa. Inclusive, a que se refere à Escola da Santa Luzia foi feita pelo vereador nas últimas sessões. Disse que os pedidos são muito parecidos com os que são feitos nas reuniões ordinárias e do Poder Legislativo.

Participantes da última reunião