14/09/2018

Vereadores abordam condições de animais em posição de abandono

Castramóvel

O vereador Filipe Carielo informou que a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) recebeu um castramóvel, veículo adaptado para castração de cães e gatos, para atender os municípios associados. Assim, pede à Prefeitura que agende a vinda do castramóvel para atuar junto aos cães de rua, em parceria com a Associação São Francisco, a fim de evitar doenças e a procriação.

O vereador Paulo Marcelo Silva (Paulão) chamou a atenção para a quantidade de cães que estão vivendo em condição de abandono no porto da balsa do Itaci. Disse que os cachorros já estão causando problemas nos arredores, invadindo e roubando residências. Desse modo, intensificou a solicitação do colega e sugeriu que o castramóvel atue também naquela região.

O vereador Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador) lamentou os sofrimentos causados aos animais e cobrou das autoridades mais rigor com aqueles que os abandonam. Disse que é preciso uma atuação mais preocupada em cuidar dos animais, que sentem fome e frio como qualquer outro ser vivo.

A vereadora Angela Vitor aproveitou para destacar o trabalho engajado desenvolvido pela Associação São Francisco (ASF) que acolhe, cuida e promove a doação de animais de rua. A vereadora destacou a necessidade de ajudar a ASF, que já está envolvida na causa e precisa de apoio. Todos os meses, Angela doa aproximadamente 180 quilos ração para auxiliar o trabalho desenvolvido pela instituição.