10/09/2018

Projeto para descarte de lixo eletrônico é apresentado

Câmara Mirim

Os vereadores mirins reuniram-se para a terceira sessão ordinária desta legislatura. Além de indicações, houve a proposição do primeiro projeto que trata sobre o descarte de lixo eletrônico, do vereador mirim Thiago Vinuto Mendonça.

O vereador mirim destacou que o lixo eletrônico está se tornando um grande problema ambiental, pois não pode ser descartado com outros tipos sem o risco de contaminá-los. Thiago citou o exemplo da pilha alcalina que pode contaminar todo um caminhão de lixo com seu líquido tóxico, nocivo para o meio ambiente e para a saúde. Para evitar esses problemas, o vereador mirim sugere que sejam instalados um container em cada bairro especificamente para a coleta de lixo eletrônico. Ainda destacou que a população precisa ser orientada sobre o descarte correto e sugeriu a distribuição de panfletos. O projeto foi distribuído aos demais vereadores para análise.

Thiago ainda foi autor de indicações. Pede ao Chefe do Executivo que intensifique as campanhas e eventos voltados para incentivar a coleta seletiva. Sugere que ela seja feita nas escolas, comunidades rurais e praças da cidade com o objetivo de informar a população sobre a importância de separar o lixo seco do lixo úmido.

O vereador mirim ainda pede informações sobre como a população deve fazer para descartar móveis, como sofás, camas, racks etc. Alertou que esse tipo de lixo vem sendo descartado em terrenos baldios servindo de morada para insetos e animais peçonhentos.

A vereadora mirim Karol Rodrigues Montrazi também trouxe um pedido ao poder executivo. Sua indicação solicita que seja construída uma calçada na rua Maria Auxiliadora Ribeiro Leandro, no Honduras. Relatou que os carros estacionam na referida via, dificultando a circulação de pedestres que têm que passar no meio da rua, correndo riscos de atropelamentos e acidentes.

Ao final da reunião, o vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo), que está em sua terceira legislatura, falou com os pequenos sobre a atuação dos vereadores. Destacou que os pedidos feitos por eles, são também as demandas que os edis recebem da população. Destacou a importância do projeto Câmara Mirim e a responsabilidade que terão como eleitores e, quem sabe, como futuros políticos.

As reuniões da Câmara Mirim são mensais e os pequenos vereadores aprendem praticando quais são os serviços prestados pelo Poder Legislativo à sociedade.