16/08/2018

Vereadores rejeitam alteração no nome do bairro Cascalho

Bairro fica ao pé da Serra da Tormenta

Por cinco votos contra três, os vereadores rejeitaram o projeto de lei 030/2018 que buscava alterar o nome do Bairro Cascalho. O vereador João Paulo Castro Ferreira foi autor do projeto e explicou que a mudança foi solicitada pelos moradores por meio de um abaixo-assinado. Eles queriam que o bairro passasse a se chamar Jardim Cascatinha. Mesmo sendo de iniciativa popular, a maioria da Câmara entendeu que há motivos histórico para que o nome não seja mudado, dentre outros fatores.

O vereador Filipe Carielo disse não ver motivos para alterar o nome do bairro que já reconhecido por todos. Justificou que as alterações de nomenclatura de logradouro público têm que ser usadas apenas em casos específicos. Além disso, em conversa com vários moradores, o vereador inforomou que eles não reconhecem o local como Jardim Cascatinha.

Já o vereador Inácio Roberto Lopes (Inacinho Dentista) destacou a importância histórica do bairro, que foi o primeiro habitado da cidade, abrigando os primeiros quilombos. “Carmo do Rio Claro começou no Cascalho. O Cascalho é o bairro mais antigo de Carmo do Rio Claro. Cascatinha já morreu, não existe Cascatinha mais. Então, levando em conta a parte histórica de Carmo do Rio Claro, eu acho que é mais cabível manter Cascalho do que Cascatinha”, disse.

O vereador Paulo Marcelo Silva (Paulão) manifestou-se favorável à mudança, apoiando os moradores. “Com a aclamação do próprio pessoal que mora lá, inclusive eles estão até presentes aqui, eu peguei o projeto e esta a assinatura de pelo menos 90% de quem mora . Se eles estão querendo a mudança, eu não posso ser contra”.

Desse modo, o projeto foi reprovado com os votos da vereadora Angela Vitor, Filipe Carielo, Inacinho dentista, Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) - que foi procurado por um historiador da cidade que defendeu a permanência do nome Cascalho – e Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador). Eles entendem que, neste caso específico, a permanência do nome é importante para a cidade como um todo.