07/08/2018

Projeto autoriza transporte de doações para o Gapop

Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos e Região

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 019/2018 que autoriza o Poder Executivo a transportar em veículos oficiais doações, principalmente de alimentos, ao Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos e Região (Gapop). De autoria do vereador Filipe Carielo, a proposta tem o objetivo de facilitar o envio das doações arrecadadas em Carmo do Rio Claro.

O Gapop acolhe pacientes, acompanhantes e motoristas de 50 municípios da região, oferecendo acomodação e alimentação gratuitas além de outros serviços de apoio. Anualmente, são realizados mais de 70 mil atendimentos e 140 mil refeições, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde, de segunda a sexta-feira. O Gapop tem um gasto mensal de R$25mil a R$30 mil e mantém-se com a colaboração de pessoas e empresas, não possuindo auxílio de subvenções. A equipe carmelitana esta encontrando dificuldades em transportar as doações que mantém a instituição e por isso procuraram o vereador Filipe Carielo. “Esse projeto foi gestado pelo senhor Valdir que solicitou que a gente pudesse correr atrás de alguma legislação que autorizasse a Prefeitura a levar os alimentos para Passos, para o Gapop. Trabalho excepcional que eles fazem lá”, disse o vereador.

O projeto estabelece que os alimentos devem ser transportados em bagageiros internos, externos ou porta-malas, não devendo ser realizado junto com os passageiros. Para o Filipe, essa medida auxilia o trabalho do grupo carmelitano, evitando que os alimentos arrecadados percam sua validade antes de alcançar seu destino.