01/08/2018

Segunda reunião conta com indicações dos vereadores mirins

Câmara Mirim

A Câmara Mirim reuniu-se nesta terça-feira (31) para a segunda sessão ordinária desta legislatura. Os vereadores mirins fizeram indicações e tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre mecanismos utilizados pelo Poder Legislativo na execução de seu trabalho.

Esthefany Aparecida Ribeiro Singi

A vereadora mirim Esthefany Aparecida Ribeiro Singi apresentou indicação ao Presidente da Câmara José Joaquim Silva (Zé Pequeno), para que seja encaminhada ao prefeito. Moradora do Taquaral, pede ao chefe do executivo que providencie a manutenção das estradas do bairro. Disse que as estradas do Taquaral estão esburacadas e os alunos chegaram a ficar sem poder chegar a escola. “Esses dias, quebrou um mata-burro e por isso o ônibus não levou as crianças para aula”, conta. Ela ainda informou que o ônibus que transporta os estudantes quebrou e a van está precisando realizar duas viagens para conduzir todos os alunos.

Maria Fernanda de Carvalho

Do mesmo modo, a vereadora mirim Maria Fernanda de Carvalho pede que a Rua dos Lopes seja iluminada. “A Rua dos Lopes está faltando iluminação e por isso pode ficar muito perigoso lá”, conclui.

O vereador Filipe Carielo foi o responsável pela orientação aos pequenos vereadores e ao público desta sessão. Explicou as diferenças e funções cumpridas por indicações, requerimentos e proposições, além de orientar os presentes sobre a necessidade de se escolher os candidatos de modo consciente, observando a atual dos políticos em todos os âmbitos. “O Poder Legislativo funciona mais ou menos como vocês estão trabalhando aqui, com algumas adaptações que foram feitas para a idade de vocês. O Poder Legislativo tem essa função de indicar, orientar o Executivo, tem a função de fiscalizar, tem a função de legislar. Essas indicações que vocês fizeram aqui faz parte da função de orientação do nosso Executivo”.

Vereador Filipe Carielo

A Presidente da Câmara Mirim Wany Camily Chagas Almiro disse que é importante para o aprendizado deles este contato com os vereadores da cidade. “Achei muito legal a base que ele deu. Explicou da devida forma e acho que todos nós fomos capazes de pegar um pouco dos ensinamento que ele acabou de trazer”.

As reuniões ocorrem geralmente uma vez ao mês e outros projetos são realizados durante a legislatura para ajudá-los a compreender a função do Poder Legislativo e seus direitos e deveres como cidadãos.

Primeira reunião

Na primeira reunião ordinária, que ocorreu no dia 05 de julho, o vereador mirim Breno Mateus de Souza fez indicação pedindo que a conclusão da reforma da quadra da Escola Municipal Santa Luzia. Disse que a obra inacabada tem ferros expostos que já feriram alunos.

A vereadora Karol Rodrigues Montrazi pediu o reflorestamento da área perto da Travessa Arlindo Elias de Melo, no Bairro do Porto. Disse que no local há uma nascente de água que está quase secando por falta de cuidados.

O vereador que conversou com os presentes na primeira reunião foi o Paulo Marcelo Silva (Paulão) que falou sobre as funções do vereador.