27/07/2018

Câmara cobra seriedade na prestação de informações por parte da Prefeitura

Requerimentos

Diante das várias reclamações sobre as respostas incompletas enviadas pela Prefeitura aos requerimentos feitos pelos vereadores, o Presidente da Casa José Joaquim Silva (Zé Pequeno) cobrará mais seriedade dos servidores do Executivo. Para Zé Pequeno, os funcionários públicos não estão respondendo o Legislativo de forma correta, seja por requerimento ou por outra forma de contato.

O vereador Filipe Carielo reclamou durante a reunião que a Prefeitura não enviou todas as informações que ele solicitou sobre o projeto Torcendo Junto. Questionou quais foram os valores arrecadados, investidos e se houve o incentivo de terceiros o que não foi respondido pela administração. O vereador destacou que o objetivo do requerimento não é outro, senão, dar transparência aos atos do Executivo. Acrescentou que respostas pela metade inviabilizam o poder de fiscalização e a atividade do vereador e disse que isso não pode continuar acontecendo.

Os vereadores Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) e Angela Vitor reforçaram a reclamação do edil. Angela disse que a Prefeitura não está dando o devido valor de resposta com efetividade aos requerimentos e pediu mais transparência.

Zé Pequeno relatou que essas não são as primeiras reclamações. 34m42 “Esse negócio desses requerimentos, não é a primeira vez, está desde o ano passado acontecendo isso. Enrola, enrola e enrola e o pessoal não fala nada. Passou da hora de criar vergonha e responder a coisa certa para nós aqui. Afinal de contas, somos nove representantes do povo e povo merece respeito” 35m06.

O presidente aproveitou para chamar a atenção do Poder Executivo quanto a maneira de atuação dos funcionários em cargo comissionado. Pede que eles sejam transparentes com os vereadores e população, informando de modo preciso o que esses desejam saber. Disse que falta posicionamento e que eles costumam usar o Departamento de Licitação como desculpa para tudo.

Sobre os requerimentos, são mecanismos que os vereadores possuem para fiscalizar e exercer o controle externo sobre as ações da administração, pois exigem resposta obrigatória que deve ser feita no prazo de 15 dias.