18/07/2018

Vereadores acompanham professoras estaduais em luta por pagamentos em dia

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Em decorrência do pedido de ajuda formulado pelos professores carmelitanos da rede pública estadual – realizado no último dia 09, em sessão ordinária da Câmara Municipal – os vereadores João Paulo Castro Ferreira e Paulo Marcelo Silva (Paulão) estiveram, nesta terça-feira (17), em Belo Horizonte. Juntamente com as professoras Marisa Azevedo Reis e Patrícia Pereira, reuniram-se com autoridades estaduais e acompanharam a votação da PEC 49, que há muito estava pendente de apreciação por parte dos deputados estaduais, e prevê o pagamento do piso nacional da educação aos servidores estaduais da área.

Após a aprovação em primeiro turno da PEC, os vereadores e as professoras reuniram-se com os deputados estaduais João Vitor Xavier, membro efetivo da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do estado (ALMG), e Dalmo Ribeiro, vice-presidente da ALMG, para tratar do não cumprimento por parte do governo dos prazos para pagamento dos servidores estaduais da educação que, de acordo com o vereador João Paulo, receberam apenas R$500 em suas contas neste mês. Em relação ao pagamento, os deputados João Vitor Xavier e Dalmo Ribeiro apresentaram um requerimento à Comissão de Educação para que estes servidores tenham prioridade em detrimento de qualquer outro pagamento do estado.

Com avaliação extremamente positiva do encontro, o grupo de carmelitanos ainda saiu com a promessa por parte dos deputados da apresentação de uma emenda, no segundo turno da PEC, para que ela passe a vigorar de forma imediata, e não com efeitos posteriores. “O engajamento das profissionais da educação para a solução do problema é de extrema importância, não sendo razoável que este Governo não cumpra com os prazos estabelecidos para pagamento dos salários dos servidores da educação, lembrando que o mesmo já está sendo parcelado em três vezes” disse o vereador João Paulo.