05/07/2018

Detector de metal deve ser exigido em eventos

O organizador pode optar pelo fixo ou móvel

Os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 028/2018 que torna obrigatório o uso de detectores de metais nas portas de acesso de estabelecimentos que promovam eventos com grande aglomeração de pessoas. De autoria do vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo), tem o objetivo de aumentar a segurança daqueles que frequentam esses eventos, buscando evitar o acesso de pessoas com materiais que possam causar danos a outros frequentadores.

Eu não quero é que aconteça o que aconteceu em Alterosa. O menino saiu daqui para se divertir e voltou morto. Foi andando e voltou em um caixão. Não poderia jamais uma pessoa entrar com uma arma branca do jeito que entraram na festa. Isso é o que a gente não pode aceitar”, disse o vereador que fez menção ao recente caso de um adolescente carmelitano ferido fatalmente dentro de um evento.

O projeto estabelece que pode ser utilizado detector de metal fixo ou móvel. O vereador Filipe Carielo foi autor de emenda que oferece a possibilidade do organizador escolher qual tipo será mais viável para o evento.

O projeto determina que devem constar no requerimento feito para solicitar a concessão do alvará os detalhes do modo como esse dispositivo será atendido. Ainda propõe penalizações para aqueles que não cumprirem a exigência: multa de 250 Ufim, suspensão temporária da atividade e cassação do alvará de licença para o estabelecimento.