21/06/2018

Agentes públicos buscam moradias populares com parcelas menores

Novidades na telefonia rural

O vereador Paulo Marcelo Silva (Paulão) trouxe novos desdobramentos advindos da audiência pública que tratou sobre telefonia rural e moradias populares.

O diretor de Manutenção do Departamento Estadual de Telecomunicações (DETEL), Marcu Antônio Gonçalves, anunciou que o Distrito da Vilelândia estará com o sinal de telefonia estabelecido até o fim deste ano. Ele ainda tinha adiantado que a comunidade do Mandembo seria uma das primeiras a receber o serviço assim que todo procedimento inicial fosse finalizado. No entanto, houve um equívoco. O setor que deve ser beneficiado em breve, de acordo com Paulão, é o que abriga os bairros Leandros, Furna, Ferreira, Balbinos.

Outro resultado proveniente da audiência pretende trazer para a cidade o financiamento popular com parcelas mais baixas. Tentando atender ao pedido dos moradores que participaram reunião, o Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), Ivan Alves Soares, e os deputados Dalmo Ribeiro e George Hilton estão trabalhando para tentar beneficiar o município com o financiamento na faixa 1, que gera parcelas em torno de R$200, R$250.

Sobre a telefonia, o vereador Filipe Carielo informou ter mediado um convênio entre o município e o estado no valor de R$100 mil para aquisição de massa asfáltica. Em contrapartida, a Prefeitura deveria adquirir a antena de telefonia da Vilelândia e arcar com os custos. Isso, porque não havia recurso para aquisição direta da antena. Com a notícia de que a Detel liberou a instalação da telefonia que terá os custos assumidos pela operadora de telefone responsável, Filipe sugere que o recurso seja utilizado para beneficiar outras localidades.

A audiência pública que reuniu representantes de órgãos do governo estadual, deputados e prefeitos de várias cidades foi organizada pelo vereador Paulão que recebeu elogios dos colegas vereadores por conseguir reunir tantos agentes para discutir questões importantes para o município.