21/06/2018

Vereadores destacam dificuldades de alunos em transporte escolar

Escola do Taquaral

Na segunda-feira (18), os vereadores Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) e Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador) viajaram no veículo escolar que transporta os alunos para a escola do Taquaral. O objetivo foi verificar como se dá o transporte na localidade.

Pão de Queijo informou que os alunos que estudam em pontos mais distantes, são pegos às cinco horas da manhã e retornam para suas casas às 13h30. Destacou a presença de crianças com apenas cinco anos que passam por essa situação. Também ressaltou que a última refeição que eles fazem é no recreio da escola, às nove horas da manhã.

Diante disso, com o objetivo de humanizar o transporte desses alunos e de tornar a viagem menos cansativa, os vereadores pedem que Prefeito busque substituir o ônibus escolar por duas kombis.

Eles também pedem que a Prefeitura realize com urgência uma reforma na escola, especialmente no telhado que, em dias de chuva, deixa molhar as salas de aula.

O vereador Pão de Queijo fez menção a uma possibilidade que vem sendo ventilada, que seria o fechamento da escola do bairro Taquaral. Ele pede à Prefeitura que isso não seja efetivado, porque tornaria o trajeto dos alunos ainda mais difícil. “Se esses alunos, hoje, que estão próximos da sua residência chegam uma e meia da tarde em casa, depois que vier para a cidade, esses alunos vão chegar lá duas e meia, três horas da tarde. Só daqui ao Taquaral, é quase uma hora de viagem”, disse.

O vereador Sandro Pescador mostrou-se impressionado com a má qualidade das estradas pelas quais circulam o ônibus escolar. “A gente fica até meio aéreo quando a gente vê uma coisa daquela. As estradas lá, são um trilho, bem-dizer, é trilho de gado passar. Onde o gado do fazendeiro passa para ir na beira d'água beber está melhor do que as estradas. Tive que descer, ir lá pegar as ferragens que estavam caídas no mata-burro e colocar para nós passarmos”, contou.