02/03/2018

Vereadores cobram agilidade na licitação para refazer rede elétrica de escola

Maria Goulart

Nesta sexta-feira (02) os vereadores Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) e Sandro Pescador Oliveira estiveram na Escola Municipal Dona Maria Goulart. Foram fiscalizar o prédio que está com a rede elétrica danificada devido a ação de maritacas. Verificaram que aproximadamente 90% das salas estão no escuro, mesmo com um trabalho provisório de iluminação feito pelo município.

O vereador Sandro Pescador, morador do bairro onde a escola está localizada, vem cobrando providências da Prefeitura desde julho do ano passado. No decorrer do ano, o pedido foi reforçado por outros edis que estão preocupados com a segurança das crianças e professores que estão expostos ao risco de incêndio. No entanto, de acordo com o vereador Juliano Pão de Queijo, o problema parece estar se arrastando há muito tempo. “Estamos sendo cobrados todos os dias e hoje pudemos constatar que realmente a escola está um perigo para os alunos e professores, pois essa parte elétrica está deficitária. De acordo com a diretora da escola, ela pede providências desde 2013”, relatou o vereador.

A fiscalização ao prédio da escola foi realizada concomitantemente a um comunicado feito pelo Município de que a Prefeitura está preparando um processo licitatório para compra do material necessário para refazer a parte elétrica do prédio. O vereador Sandro Pescador questionou o fato de não ter sido indicada nenhuma data aproximada para que o trâmite ocorra. A escola demanda cuidados há muito tempo e o processo precisa de empenho para que seja realizado com agilidade.

O Presidente da Câmara José Joaquim Silva (Zé Pequeno) já esteve na escola verificando as condições e também fez diversas indicações solicitando providências. Na época, próximo ao final do ano, recebeu informações de que a licitação já estava sendo providenciada. Ao procurar o Departamento, constatou que não havia pedido da seção responsável.

E esse jogo de empurra-empurra que o Departamento de Educação, de Licitação e até mesmo de Infraestrutura vem fazendo, o Legislativo não tem nada com isso. O nosso trabalho é fiscalizar e buscar soluções para que a ordem seja mantida e é isso que nós vamos fazer. Portanto, se esse problema não for resolvido urgentemente vamos acionar o Corpo de Bombeiros, independentemente do prejuízo que venha a causar para o ano letivo, para tentar evitar que o pior aconteça”, alertou o vereador Juliano Pão de Queijo.

Durante a visita, os vereadores foram impedidos de fazer fotos e vão questionar essa proibição junto aos órgãos competentes. Embora tenham sido gentilmente atendidos na escola, ficaram indignados por não poderem mostrar o problema do qual vêm sendo cobrados pela população.