16/11/2017

Câmara institui dia municipal da Consciência Negra

"Não será feriado, mas uma data importante no calendário municipal"

Com a intenção de afirmar a importância do negro na formação do país e promover a reflexão sobre o tema, a vereadora Angela Vitor foi autora do Projeto de Lei 052/2017 que cria o dia da Consciência Negra no município. A data foi instituída nacionalmente no ano de 2011 pela lei 12.519. No entanto, cabe às cidades inseri-la no calendário municipal.

O projeto apresentado pela vereadora institui que o Dia da Consciência Negra seja comemorado nas unidades da rede municipal de ensino público com atividades que promovam a importância social, histórica e cultural do negro, colaborando assim no combate contra o racismo. “A proposição não tem condão de instituir mais um feriado no município, mas sim inserir no calendário oficial de eventos uma data destinada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e também conscientizar sobre a importância do povo africano na formação da cultura nacional, seja nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos do nosso país”, disse a vereadora Angela.

Ela frisa que não será feriado na cidade, mas uma data importante no calendário municipal.

O projeto foi aprovado por todos os vereadores e vem de encontro com a data nacional que é comemorada na próxima segunda-feira. O dia foi escolhido por ser atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1965, que lutou contra a escravidão e pela liberdade de seu povo.