01/06/2017

Vereadores mirins mostram trabalho na segunda sessão ordinária

Projeto Câmara Mirim

A 2ª reunião do projeto Câmara Mirim, gestão 2017, teve uma pauta extensa que contou com indicações ao Executivo e ofícios. Todos os vereadores compareceram e o Assessor Jurídico da Câmara, Senhor Elder Ulisses de Oliveira, ao fim da sessão, ministrou uma palestra sobre o Regimento Interno da Casa, mostrando as funções dos vereadores e como elas são exercidas.

Sessão

Ao todo, foram cinco indicações. O vereador mirim Luís Guilherme Vilela pede ao Poder Executivo que consiga melhorias para a Escola Lídio José Marques. Ele apontou pontos que precisam ser recuperados como banheiros, pintura, as portas das salas que precisam ser trocadas. Luís Guilherme ainda pede que a quadra de esportes seja reformada e que os alambrados sejam trocados para trazer mais segurança e bem-estar aos alunos.

A vereadora Alícia Damasceno de Oliveira solicita ao Departamento responsável que providencie a manutenção das estradas das comunidades rurais localizadas próximas à Escola Santa Luzia. De acordo com a edil, elas precisam de reparos para que os ônibus transportem os alunos com mais segurança, principalmente em períodos chuvosos, em que as estradas ficam escorregadias e muitas vezes os motoristas não conseguem chegar em certos pontos, prejudicando os alunos.

Alícia ainda pede à Prefeitura que elabore um projeto que busque orientar à população sobre a necessidade de se tomar atitudes que gerem melhor qualidade de vida. Diante dos surtos de doenças como febre amarela, chikungunya e outras, ela acredita ser importante conscientizar a comunidade para a prevenção. Sugere a realização de palestras, textos informativos e distribuição de panfletos.

Já a vereadora mirim Laura Vitória Soares Silva informou a existência de uma caixa de abelhas instalada perto da Escola Municipal São José. De acordo com a edil, está do lado de fora da caixa água, em frente às janelas das salas de aula, oferecendo riscos aos alunos, principalmente aos alérgicos à picada do inseto. Ela relatou que, às vezes, as abelhas entram na sala e picam os alunos. Dessa maneira, pede ao Poder Executivo que retire a caixa de abelha do local. Na oportunidade, informa também que os banheiros precisam de consertos.

Por último, os vereadores Maryana Fernandes Xavier e Rafael Freitas dos Santos pedem ao órgão competente que liberem verba para troca de lâmpadas e ventiladores na Escola Estadual Monsenhor Mario Araújo Guimarães.

Ofícios

Dois ofícios também foram enviados pelos pequenos edis. A vereadora Helen Marques Vilela encaminhou um para a Associação de Agentes de Meio Ambiente de Carmo do Rio Claro (RECICARMO). Ela busca as seguintes informações: Como funciona; quem é o responsável; quantidade de lixo coletado por mês; dificuldades encontradas.

O outro foi enviado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) pela vereadora Alicia. Anexo, ela encaminha dois projetos para que os responsáveis estudem a viabilidade de execução. Um abrange a indicação da vereadora que trata da conscientização da comunidade quanto atitudes que geram mais saúde e qualidade de vida. O segundo visa a promoção da socialização e lazer entre jovens e demais pessoas da comunidade por meio de um festival de cultura e diversidade. Alícia propõe uma atividade no espaço aberto, em frente a Escola Estadual Santo Antônio, com os grupos participando por intermédio das escolas.

As reuniões da Câmara Mirim são mensais e a relativa ao mês de maio foi realizada na sexta-feira (23).