18/05/2017

Vereador pede providências sobre cobrança de esgoto na Assembleia Legislativa

COPASA

O vereador carmelitano João Paulo de Castro Ferreira esteve nesta quarta-feira (17) em Belo Horizonte e participou da reunião da Comissão de Minas Energia, da Assembleia Legislativa, onde falou sobre a cobrança indevida da taxa de esgoto no município. A cobrança já é feita pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) mesmo sem atender a cidade em sua totalidade.

Na reunião da Comissão de Minas Energia, da esq. para a dir.: o vereador João Paulo de Castro Ferreira, o Deputado Thiago Cota, o Deputado e presidente da Comissão de Minas Energia João Vitor Xavier e o Deputado Gustavo Corrêa.

João Paulo conseguiu expor os problemas de Carmo do Rio Claro por intermédio do Deputado Estadual João Vitor Xavier, que é presidente da Comissão. João Paulo explicou que a medida tomada pela COPASA está prejudicando centenas de famílias que pagam pela coleta e tratamento de esgoto mesmo sem ter o serviço e também famílias de baixa renda que sofrem com a alta taxa, que chega a 90% do consumo de água.

Sua participação nessa reunião culminou na apuração da denúncia por parte dos membros da Comissão de Minas Energia que convocaram um representante da companhia para prestar esclarecimentos. Além disso, a Comissão aprovou outros dois requerimentos que pedem a suspensão da cobrança, de todos os munícipes, até a conclusão total das obras de saneamento básico e a redução da taxa para 30%, uma vez que não há como medir o consumo de esgoto individualmente, nos termos do código de defesa do consumidor.

Dessa maneira, a COPASA será obrigada a enviar um representante para discutir o assunto na Assembleia Legislativa, que vai convocar uma audiência pública para discussão do tema.

Segundo o vereador o assunto tem que ser discutido onde é resolvido “Agora contamos com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para resolução desse problema”, disse.